Em São Paulo, governador Ratinho Junior defende mais inovações no setor público

11/11/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou, nesta segunda-feira, que a gestão pública precisa inovar e se modernizar para prestar serviços de melhor qualidade à população. A declaração foi feita durante uma palestra na Associação Comercial de São Paulo, que reuniu membros dos conselhos Político e Social e de Economia da entidade. Ratinho Junior defendeu que o Paraná está fazendo a lição de casa. Ele também destacou que, de modo geral, o setor público brasileiro não acompanhou a evolução de outras áreas da sociedade e parou na década de 1980. O grande desafio, segundo o governador, é planejar o Estado para as próximas décadas, levando em conta os avanços na tecnologia, ao mesmo tempo em que é necessário resolver problemas herdados de anos anteriores.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador pontuou um trabalho no planejamento estadual de médio e longo prazos e ressaltou dois objetivos dentro desta estratégia: tornar o Estado o maior fornecedor de alimentos do País e o principal hub logístico da América do Sul. Ratinho Junior disse que o Paraná já é destaque na produção de alimentos e que o governo quer induzir a industrialização da produção primária para agregar mais valor ao produto paranaense. Em relação à questão logística, ele ressaltou que o Estado está no centro de cerca de 70% do PIB sulamericano.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Durante a palestra em São Paulo, o governador fez um balanço dos 300 dias de gestão aos empresários paulistas e ressaltou o bom ambiente de negócios no Estado. De acordo com ele, o Governo incentiva a inovação e um ambiente com tranquilidade para os empresários. A expectativa é atrair 20 bilhões de reais de investimentos até o fim do ano. De acordo com o IBGE, o Paraná teve o maior crescimento industrial do Brasil, com alta de 6,7% na produção até o mês de setembro deste ano. O Estado criou quase 60 mil empregos até o terceiro trimestre. Outra iniciativa apresentada pelo governador foi o Banco de Projetos Executivos, que destinou 350 milhões de reais para a elaboração de projetos de infraestrutura.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Outro assunto abordado pelo governador foi a lei de concessões mais moderna do País que foi implantada no Paraná. Ele citou, ainda, a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, já concluída, e os 4 mil e 100 quilômetros de rodovia previstos para 2021. Ratinho Junior ressaltou a necessidade de cuidado e austeridade no gasto público e citou iniciativas adotadas no Paraná, como a redução do número de secretarias e autarquias, o acesso a serviços por meio da inteligência artificial, o PIÁ, e a implantação do programa de Compliance. (Repórter: Priscila Paganotto)