Em Andirá, Estado entrega 25º parque urbano à população paranaense

20/12/2023
O IAT, Instituto Água e Terra, entregou nesta quarta-feira as obras do parque urbano Mário Bonacin, no bairro Bela Vista III, em Andirá, no Norte Pioneiro. O espaço conta com uma área de 69 mil metros quadrados e mistura o lazer à preservação ambiental. Essa foi a 25ª unidade finalizada pelo Governo do Estado, que destinou um milhão e 200 mil reais, com contrapartida municipal de 32 mil. O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, destaca que o parque urbano foi construído em uma área de fundo de vale que servia informalmente como depósito de entulhos. Agora, o espaço conta com diversas opções de lazer.// SONORA JOSÉ LUIZ SCROCCARO.//

Coordenadora do setor de Projetos Especiais da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, Paula Coradin ressaltou que o parque foi planejado para servir como bacia de contenção para a água das chuvas, ajudando a prevenir cheias e alagamentos.// SONORA PAULA CORADIN.//

O projeto Parques Urbanos é uma parceria entre o IAT e as prefeituras paranaenses, que incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de fundo de vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica. Desde a implementação do projeto em 2019, 25 parques foram entregues a municípios em diferentes regiões do Paraná, incluindo o equipamento em Andirá. Ao final desta primeira fase, devem ser 61 complexos à disposição dos paranaenses, com investimento global de 73 milhões de reais. Além das funções de recuperação ambiental, os parques urbanos contam com outras iniciativas de promoção da sustentabilidade. Uma delas é o Poliniza Paraná, que desde 2021 é presença obrigatória em todos os espaços ligados ao projeto. A iniciativa prevê a instalação de colmeias de abelhas sem ferrão para auxiliar na conservação de espécies nativas e para complementar as ações de educação ambiental dos locais. Outro projeto parceiro é o Espaço Educador Sustentável, que consiste na implementação de atividades de promoção da educação ambiental. Por meio da ação, os locais ganham hortas urbanas, que estimulam o engajamento da população com o meio ambiente, e jardins dos sentidos, que desenvolvem a sensibilidade sensorial-ambiental dos visitantes. (Repórter: Felippe Salles)