Em 15 dias, ações do Maio Amarelo alcançam 3.300 pessoas no Paraná

17/05/2022
As ações do Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes de trânsito, alcançaram mais de três mil e 300 pessoas no Paraná, já nos primeiros 15 dias do mês. O Detran-PR participa do movimento com ações educativas, palestras e outras atividades ligadas ao tema. No Paraná, maio começou com a inauguração da Ciclo Rotas de Alvorada do Sul e Borrazópolis no Vale do Ivaí. Em Curitiba foi realizada blitz educativa de conscientização sobre uso da faixa de pedestres. No período também foram realizadas a primeira e segunda fases do Jogo Virtual Instrutor Influenciador. O jogo estimula instrutores de trânsito dos cursos de reciclagem a criarem conteúdos em suas redes sociais ofertando capacitação de uma maneira mais leve. A Escola Professor Arlindo Milton Druszcz, de Araucária, e a Escola Municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, receberam nos dias e 10 a carreta do Maio Amarelo, caracterizada com as cores e a identidade da campanha. A ação teve a presença do robô Rod, mascote da campanha do Detran. Cerca de mil crianças participaram da atividade. O Detran também realizou, em Antonina uma blitz e ação educativa voltada a ciclistas, abordando mais de 900 pessoas e 200 veículos. A programação quinzenal teve como um ponto alto o programa Conhecendo o Detran e BPTran no Detranzinho. Os primeiros visitantes foram 26 alunos do 4º ano da escola municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O Detranzinho é uma minicidade onde as crianças aprendem na prática como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. O tema proposto pela Secretaria Nacional de Trânsito para 2022 é “Juntos Salvamos Vidas!”, dando ênfase a responsabilidade e cuidado nas atitudes e escolhas no trânsito, e consequentemente, salvando vidas. No Detran, a campanha tem como tema “Movimento Salve 7 Vidas – Por um trânsito com menos mortes por dia”. No Paraná, sete pessoas perdem a vida por dia no trânsito. O movimento reúne diversos segmentos como poder público, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada com o intuito de debater e trabalhar em conjunto sobre formas de melhor apresentar o tema segurança no trânsito para a população. (Repórter: Alexandre Nassa).