Educação promove capacitação de diretores da rede e gestores dos Núcleos Regionais

02/07/2024
A Seed-PR, Secretaria de Estado da Educação, promove até o dia 5, em Foz do Iguaçu, dois importantes eventos pedagógicos voltados ao aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais da educação da rede de ensino do Estado. Entre os dias 1º e 3 de julho, o primeiro integra a segunda jornada do Seminário Diretor Formador 2024, cujo tema é 'Conhecimento Compartilhado, Experiências Multiplicadas'. O segundo evento acontece entre os dias 03 e 05, nominado 'As Dimensões do Acompanhamento Pedagógico Pelo NRE'. O foco do treinamento é atualizá-los no que se refere ao acompanhamento das ações e da proposta de formação desenvolvida pelo Grupo de Estudos Diretor Formador por meio de temas voltados à melhoria da organização dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula. Participam do seminário mais de 300 profissionais da educação de todas as regiões do Estado. O encontro 'As Dimensões do Acompanhamento Pedagógico Pelo NRE', do dia 3 a 5, capacitará os chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado, além de coordenadores, assessores, tutores e técnicos pedagógicos, envolvendo cerca de 300 participantes. O objetivo é melhorar resultados de aprendizagem, clima e frequência escolar, além de implementar práticas para aumentar taxas de aprovação e reduzir abandono escolar, através de oficinas focadas em práticas pedagógicas e gestão dos núcleos. O Grupo de Estudos Diretor Formador, lançado em 2023, oferece formação continuada a diretores e diretores auxiliares da rede estadual. Em 2023, 147 diretores formadores auxiliaram na formação de mil e 300 diretores cursistas. Em 2024, 202 diretores formadores estão engajados na formação de mil 994 diretores e diretores auxiliares, focados na melhoria da gestão escolar e práticas de liderança pedagógica para beneficiar a aprendizagem dos estudantes. (Repórter: Gabriel Ramos)