Duplicação da Rodovia dos Minérios avança com etapas mais complexas
20/12/2020
As obras da Rodovia dos Minérios, PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, atingiram 20% de execução em 2020, o que representa um quinto do contrato. O ano foi marcado por intervenções em oito das dez pontes, sondagens nas áreas dos viadutos, terraplanagem e implantação de grande parte do sistema de drenagem, mesmo diante da dificuldade de aquisição de materiais e das novas regras sanitárias da pandemia. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, investe 90 milhões e 600 mil reais para tirar do papel novas pistas, marginais, dez pontes, quatro viadutos/trincheiras, uma passarela, barreiras, calçadas e ciclovias em um trecho de quase cinco quilômetros. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, há 30 anos existe a promessa de duplicação, mas ela nunca saiu do papel.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
A PR-092 é uma das rodovias mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba, ligando a Capital a Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e o Vale do Ribeira, funcionando como um corredor de escoamento de calcário, cimento, minérios e da produção hortifrutigranjeira. Em 2013, quando foi elaborado o estudo de volume de tráfego, 17 mil veículos circulavam pela via em obras diariamente e 6 mil e 300 entre o entroncamento para Itaperuçu e Rio Branco do Sul. Essa demanda, no entanto, aumenta 3% ao ano desde então. Também é uma área de acessos primários e marcada por muitos acidentes. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, é uma obra complexa no perímetro urbano.// SONORA SANDRO ALEX.//
As obras começaram em outubro de 2019 e até março de 2020 foram executados os serviços preliminares de terraplanagem, estacamento, alargamento da faixa de domínio, remoção de árvores da rodovia e limpeza. Depois disso o ano foi marcado pela construção de quatro grandes pontes sobre o Rio Barigui, vizinho da rodovia, e as fundações estruturais de outras quatro, que começarão a ser erguidas de fato no primeiro trimestre de 2021. As outras duas, localizadas próxima ao Recanto Marista, terão as obras iniciadas no mesmo período. As dez pontes têm entre 40 e 79 metros de comprimento, 12,5 e 20 metros de largura e algumas das peças de concreto armado já instaladas pesam 73 toneladas. O ano também foi marcado pela terraplanagem, que já ultrapassou 60% de execução, alargamento das pistas, construção de rotatórias provisórias, instalação de muros de arrimo e implementação das tubulações do sistema de drenagem. Ainda foram preparadas as áreas dos viadutos, que terão 38 metros de comprimento. A expectativa é de que a obra seja entregue para a população entre o final de 2021 e o começo de 2022. Em Almirante Tamandaré, o Governo do Estado ainda investe em pavimentação asfáltica, em parceria com a prefeitura. São 10 milhões e 700 mil reais em quatro convênios. Também deve ser entregue para a população em 2021 a Delegacia Cidadã, que está na fase final de obras. O investimento é de 4 milhões e 100 mil reais. (Repórter: Amanda Laynes)
A PR-092 é uma das rodovias mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba, ligando a Capital a Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e o Vale do Ribeira, funcionando como um corredor de escoamento de calcário, cimento, minérios e da produção hortifrutigranjeira. Em 2013, quando foi elaborado o estudo de volume de tráfego, 17 mil veículos circulavam pela via em obras diariamente e 6 mil e 300 entre o entroncamento para Itaperuçu e Rio Branco do Sul. Essa demanda, no entanto, aumenta 3% ao ano desde então. Também é uma área de acessos primários e marcada por muitos acidentes. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, é uma obra complexa no perímetro urbano.// SONORA SANDRO ALEX.//
As obras começaram em outubro de 2019 e até março de 2020 foram executados os serviços preliminares de terraplanagem, estacamento, alargamento da faixa de domínio, remoção de árvores da rodovia e limpeza. Depois disso o ano foi marcado pela construção de quatro grandes pontes sobre o Rio Barigui, vizinho da rodovia, e as fundações estruturais de outras quatro, que começarão a ser erguidas de fato no primeiro trimestre de 2021. As outras duas, localizadas próxima ao Recanto Marista, terão as obras iniciadas no mesmo período. As dez pontes têm entre 40 e 79 metros de comprimento, 12,5 e 20 metros de largura e algumas das peças de concreto armado já instaladas pesam 73 toneladas. O ano também foi marcado pela terraplanagem, que já ultrapassou 60% de execução, alargamento das pistas, construção de rotatórias provisórias, instalação de muros de arrimo e implementação das tubulações do sistema de drenagem. Ainda foram preparadas as áreas dos viadutos, que terão 38 metros de comprimento. A expectativa é de que a obra seja entregue para a população entre o final de 2021 e o começo de 2022. Em Almirante Tamandaré, o Governo do Estado ainda investe em pavimentação asfáltica, em parceria com a prefeitura. São 10 milhões e 700 mil reais em quatro convênios. Também deve ser entregue para a população em 2021 a Delegacia Cidadã, que está na fase final de obras. O investimento é de 4 milhões e 100 mil reais. (Repórter: Amanda Laynes)