Doze empresas e consórcios disputam a duplicação da PR-445, no Norte do Paraná
05/10/2021
A licitação da restauração e duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, de Londrina, no Norte do Paraná, atraiu doze empresas e consórcios, que apresentaram propostas de preços entre 148 milhões e 198 milhões de reais. A abertura dos envelopes foi realizada nesta terça-feira, no auditório do DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, em Curitiba.
Após a verificação das propostas, vai ser publicado o resultado no diário oficial e no portal Compras Paraná, convocando as melhores classificadas para a etapa seguinte da licitação, que vai ser a abertura de envelopes com documentos de habilitação.
Vai ser declarada vencedora a participante com a oferta de preço mais vantajosa para a administração pública, e que tenha a documentação aprovada, de acordo com o edital e a legislação vigente. O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rotatória em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.
Vai ser implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento em sentido único e acostamento externo, separada da pista atual por um canteiro central e faixa de segurança de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas vão ser separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna. (Repórter: Felippe Salles)
Após a verificação das propostas, vai ser publicado o resultado no diário oficial e no portal Compras Paraná, convocando as melhores classificadas para a etapa seguinte da licitação, que vai ser a abertura de envelopes com documentos de habilitação.
Vai ser declarada vencedora a participante com a oferta de preço mais vantajosa para a administração pública, e que tenha a documentação aprovada, de acordo com o edital e a legislação vigente. O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rotatória em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.
Vai ser implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento em sentido único e acostamento externo, separada da pista atual por um canteiro central e faixa de segurança de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas vão ser separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna. (Repórter: Felippe Salles)