Doadores de sangue no Paraná são homenageados pela Hemorrede

25/11/2019
O Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, preparou uma recepção, nesta segunda-feira, para agradecer aos doadores de sangue. No dia 25 de novembro é celebrado o Dia do Doador de Sangue. Os integrantes do Exército também doaram sangue no Hemepar, nesta segunda-feira. Para ser um doador, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos; pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado e alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação; e apresentar documento oficial com foto. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias. A Hemorrede está recepcionando os doadores com enfeites, balões em formato de coração e lanche especial. O desenhista Brunno Natal retratou o rosto dos pacientes que recebem transfusões por meio da rede e cada um deles escreveu uma mensagem aos doadores. A diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, explica que esse foi feito o ‘corredor da gratidão’, onde o próprio beneficiado transmite o que este ato significa na vida dele.// SONORA LIANA ANDRADE LABRES DE SOUZA//Uma das mensagens foi escrita por João Maria de Oliveira, morador de Carambeí, nos Campos Gerais. Ele escreveu “Venho uma vez por mês ao Hemepar para meu tratamento. Agradeço pela sua doação, com o seu sangue eu consigo viver melhor. Obrigado”. Danielly de 13 anos, portadora da doença falciforme, que é alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, podendo causar anemia, diz que desde os cinco anos precisa de transfusões. Ela escreveu “Queria agradecer por você estar fazendo o bem a quem precisa. Nunca se esqueça de nós”. Gabrielly, que tem a mesma doença, também demonstrou gratidão na mensagem entregue a um doador. Ela disse “Tenho nove anos e desde os sete precisei de seu sangue. Espero que você sempre faça o bem a quem precisa. Agradeço de coração”. Eder Roberto de Carvalho, de 54 anos, esteve no Hemepar nesta segunda-feira para repetir a doação que faz regularmente a cada dois meses. Ele conta que doou sangue pela primeira vez aos 16 anos de idade e já colabora há 37 anos.// SONORA EDER ROBERTO DE CARVALHO//Em comemoração ao Dia do Doador de Sangue, as Regionais de Saúde do Paraná continuam com ações durante a semana. O Hemocentro de Guarapuava, por exemplo, no Centro-Sul do Estado, distribui lembrancinhas e lanche especial aos doadores. Na quinta-feira, das oito às dez horas da noite, no auditório da Faculdade Guairacá, tem uma homenagem especial aos doadores com entrega de selos e testemunhos de pacientes que receberam sangue. O Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão oferece, durante a semana, lanches especiais, água saborizada, massagens relaxantes e máscaras faciais hidratantes para os voluntários. A Unidade de Coleta e Transfusão de Cascavel presenteia, durante todo o mês, os voluntários com uma camiseta personalizada. Um evento para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue acontece nesta quinta-feira, às duas horas da tarde, na Universidade Estadual do Norte do Paraná. A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo faz uma cerimônia nesta terça-feira às 9 horas da manhã, com a entrega de certificados de agradecimento. E a Unidade de Coleta e Transfusão de Telêmaco Borba tem coleta de sangue noturna, das seis às nove horas, nesta terça-feira, com lanche especial para os doadores. (Repórter: Priscila Paganotto)