Doações e voluntariado contribuem com o enfrentamento ao coronavírus no Paraná

25/03/2020
Da doação de álcool a quartos para o alojamento dos profissionais da saúde, o enfrentamento ao coronavírus mobilizou uma rede de solidariedade no Paraná. As doações estão sendo coordenadas pela Defesa Civil, que organiza o que é recebido e distribui entre órgãos e instituições sociais. A população também pode doar diretamente para as entidades através do aplicativo Paraná Solidário, criado no ano passado. Ele está disponível para os sistemas Android e iOS e conecta os doadores a 311 entidades sociais cadastradas. São instituições que atendem idosos, crianças, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis. O site www.coronavirus.pr.gov.br ganhou um campo específico para quem quer ajudar, seja por meio de doações ou voluntariado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, no último final de semana, um despacho que facilita as doações da iniciativa privada ao Governo do Estado. O documento flexibiliza alguns pontos do decreto que regulamenta as doações e comodatos ao Estado. De acordo com o governador, este momento exige união e o Paraná é muito grato a todos os que disponibilizam serviços ou doam os produtos e insumos usados no enfrentamento à Covid-19.
// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//
Os cadastros para doações e voluntariado podem ser feitos no site www.defesacivil.pr.gov.br ou pelo telefone 199. Os itens de maior necessidade são álcool, luvas e máscaras, além de cestas básicas. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, os produtos podem ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e a Defesa Civil destina as doações aos municípios e entidades sociais.// SONORA FERNANDO SCHUNIG//
O Governo do Estado já recebeu cerca de 150 mil litros de álcool, doados por companhias como a Associação de Bioenergia do Estado do Paraná, Única e a Copesucar. O envase e beneficiamento do produto, que é recebido em estado puro e transformado em álcool 70%, são feitos pela empresa Refriko. O Estado também recebeu a doação de cinco toneladas de peróxido de hidrogênio da empresa Peróxidos do Brasil. O produto é usado na limpeza e assepsia de ambientes, como hospitais e unidades de saúde. Hotéis de Curitiba, Medianeira, no Oeste, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, disponibilizaram espaços para o alojamento dos profissionais da saúde que atuam no controle e tratamento da Covid-19. Cerca de 250 quartos estão sendo disponibilizados para o alojamento de médicos, enfermeiros e outros profissionais, deixando de receber hóspedes comuns. Já o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, que representam 47 empresas no Paraná, colocaram as frotas à disposição para auxiliar nas ações de enfrentamento ao coronavírus. Mais informações sobre as ações do Estado para o combate da Covid-19 estão no site www.coronavirus.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)