Diálogo é estratégia do Paraná para unir público e privado na retomada do turismo

04/09/2021
Os GTs, Grupos de Trabalho, têm sido uma estratégia cada vez mais procurada para unir a atuação das instituições públicas, empresários, sociedade civil organizada e comunidades. O objetivo é qualificar os diversos segmentos turísticos para que sejam mais competitivos.

As propostas dos GTs são utilizadas pela Paraná Turismo, por meio do Conselho Paranaense de Turismo, Cepatur, um órgão colegiado que reúne representantes do setor e atua como instrumento da Política Estadual de Turismo.

Um dos pontos mais importantes para o bom andamento de uma iniciativa com Grupo de Trabalho é que haja uma frequência constante de encontros.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, destaca que o turismo tem particularidades que exigem um foco diferente para cada segmento.// SONORA JOÃO JACOB MEHL.//

Cada grupo é composto por câmaras técnicas, responsáveis por temas específicos e por instituições representativas dos poderes público e privado e da sociedade civil. Também podem participar os escritórios regionais das instituições participantes, como o Instituto Água e Terra, por exemplo.

De acordo com o servidor técnico da Paraná Turismo, Evandro Pinheiro, os GTs oferecem apoio à qualificação dos segmentos turísticos para torná-los competitivos.// SONORA EVANDRO PINHEIRO.//

Evandro também comenta sobre a importância da união de forças para o desenvolvimento do turismo.// SONORA EVANDRO PINHEIRO.//

O turismo do Estado do Paraná já conta com diversos GTs, entre eles Náutico, Religioso, Rural e, mais recentemente, EcoAventura.

Mais informações sobre os segmentos turísticos e as ações de cada GT, acesse o site www.turismo.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)