Diálogo e ações inovadoras marcam gestão na Educação do Paraná

18/04/2019
Avaliação diagnóstica, parceria para aumentar a segurança da comunidade escolar, novas escolas e muito diálogo com os profissionais da educação e os alunos da rede estadual de ensino por meio de encontros, formações, consultas e visitas. Essa é a síntese das principais ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação nesses 100 primeiros dias de gestão. A busca por profissionais com o melhor conjunto de competências para trabalhar pela Educação do Paraná motivou a realização de dois processos de credenciamento. Um para os cargos de chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação e outro para cargos de chefia e coordenação de departamentos na Secretaria da Educação. Os dois processos foram elaborados buscando identificar os candidatos com maior qualificação, experiência de gestão, formação e aptidão. Um dos destaques do secretário estadual da Educação, Renato Feder, é a Prova Paraná, planejada e implementada em menos de dois meses. A avaliação é bimestral e criada para que os professores saibam como os alunos estão aprendendo. A primeira edição foi aplicada para mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino, com adesão final de 97%. De acordo com Renato Feder, graças ao trabalho coletivo, vários projetos importantes para a Educação do Paraná saíram do papel.// SONORA RENATO FEDER// A Secretaria da Educação também já deu início ao processo de desenvolvimento do Material de Apoio Didático do Paraná, próprio, desenvolvido por profissionais da rede estadual de ensino e que atenda as necessidades pedagógicas dos profissionais e estudantes. Outra definição importante foi a renovação do convênio do Ensino Especial, que atende mais de 40 mil estudantes em todo o Paraná e prevê o aumento dos repasses de 30 reais para 35 reais por aluno. O valor é transferido todo mês para despesas com materiais de consumo, alimentação escolar e itens de limpeza. O secretário Renato Feder também destacou o conjunto de ações para ampliar o diálogo com os servidores e melhorar as condições de trabalho por meio de ações pedagógicas e investimentos em infraestrutura. De acordo com ele, para promover uma formação mais dinâmica, a Secretaria lançou dois projetos: o Conexão Professor e o Conexão Professor em Ação.// SONORA RENATO FEDER//Uma das primeiras ações da Secretaria da Educação neste ano foi o Seminário Aprendizagem em Foco, com palestras, oficinas e rodas de conversa e debate, para os diretores, chefes dos Núcleos Regionais e coordenadores pedagógicos. No mês passado, começou o projeto de Tutoria Pedagógica, em que diretores e pedagogos recebem um técnico do Núcleo Regional toda a semana. O secretário da Educação também faz visitas aos Núcleos Regionais e às escolas estaduais, para conhecer a realidade concreta dos estabelecimentos de ensino e ouvir as demandas dos profissionais da educação e dos estudantes. Para o combate à evasão escolar, está sendo feito um sistema de monitoramento da frequência dos estudantes. A pasta também criou o Sistema Educacional da Rede de Proteção, por onde são mobilizadas diversas instituições corresponsáveis pela proteção da criança e do adolescente que vão agir no combate ao abandono da escola. Neste ano, duas escolas foram inauguradas e duas tiveram a construção e a abertura autorizadas. Com o lançamento do programa Escola Segura, está previsto o chamamento de 200 policiais militares da reserva para reforçar a proteção de alunos, pais e profissionais da Educação. (Repórter: Priscila Paganotto)