Dia histórico: Governo garante R$ 42 bilhões em investimentos e menor tarifa na nova concessão

21/05/2021
A nova concessão das rodovias que cortam o Paraná será baseada em torno da menor tarifa oferecida ao usuário, sem limite de desconto na disputa na Bolsa de Valores, arrumando a modelagem de acordo com o anseio da população. A alteração na proposta original foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e é resultado das seguidas reuniões em Brasília do início desta semana. O formato está alinhado ao documento proposto e encaminhado pelo G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense. Entre os pontos mais relevantes estão licitação da concessão pela menor tarifa, sem limite de desconto, além da garantia de execução das obras por meio de um depósito caução e adequação no degrau tarifário das pistas duplicadas. O modelo é diferente do que está sendo adotado em todo o País e será personalizado para atender a demanda entregue pelo Governo do Estado. Ao encampar a proposta defendida pelo Paraná, o Ministério deixou de lado o chamado modelo híbrido, organizado em torno da menor tarifa de pedágio com limite de desconto, seguido de maior valor de outorga. De acordo com o governador Ratinho Junior, esse é um momento histórico e extremamente importante para o Paraná.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O governador ressaltou que a união entre os diferentes atores da sociedade foi fundamental para dar a força que o projeto necessitava, unindo autoridades da Assembleia Legislativa do Paraná, da bancada federal, e da sociedade civil organizada e da iniciativa popular. Ratinho Junior reforçou que o Estado foi muito sacrificado pelo modelo atual. Por isso, precisava de um modelo que garantisse muitas obras para o Estado, junto do equilíbrio com a tarifa e com empresas que tivessem o compromisso de entregar um bom serviço à população.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
A modelagem segue com mais de 3 mil e 300 quilômetros de rodovias concedidas, entre estaduais e federais, e mil e 800 quilômetros de duplicações. O projeto prevê 42 bilhões de reais em investimentos nos próximos 30 anos, o que equivale a 120 anos do orçamento federal para rodovias aplicado apenas no Paraná. Segundo Ratinho Junior, é o maior pacote da América Latina e fará do Paraná um hub logístico do Cone Sul. Os atuais contratos de pedágio terminam em novembro. A mudança na modelagem aconteceu após uma agenda intensa do governador Ratinho Junior em Brasília. Ele se encontrou na capital federal com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reforçando a necessidade da implementação de um modelo de pedágio que respeite o anseio da sociedade paranaense pela menor valor, sem outorga. Os novos traçados da concessão rodoviária, segundo demanda do Governo do Estado, estão divididos em seis lotes. Os desenhos incluem rodovias que não estavam contempladas até então, como a PR-323, no Noroeste, a PR-280, no Sudoeste, e a PR-092, no Norte Pioneiro, um incremento de 834 quilômetros no atual traçado. O projeto prevê investimentos de 42 bilhões de reais. As novas concessões têm validade de 30 anos. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que o Estado vai realizar a redução do custo logístico e de acidentes, e aumentar a competitividade dos produtos.// SONORA SANDRO ALEX.//
Sandro Alex também ressaltou que o processo será pautado pela transparência, com licitação na B3, em São Paulo. De acordo com ele, vai vencer a empresa que der o maior desconto junto da garantia dessas obras. (Repórter: Rudi Bagatini)