Dia do Ouvidor: Saúde destaca o canal direto de comunicação entre usuário e SUS

16/03/2024
A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná é um canal direto de serviço do Sistema Único de Saúde e tem como objetivo ser a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. Todo cidadão usuário do SUS pode participar com sugestões, solicitações, reclamações, denúncias, elogios e demais manifestações quanto aos serviços e atendimentos prestados na saúde paranaense. Esse serviço é destacado neste sábado, 16 de Março, Dia do Ouvidor. No Paraná são mais de 500 ouvidores distribuídos pelos 399 municípios. Com 63.540 manifestações recebidas e atendidas em 2023, e já 15.233 neste ano, a Ouvidoria é um setor importante dentro do SUS. Por meio dela, existe a troca de informações com a população, sendo possível aprimorar os serviços de saúde, de forma que se constitui em ferramenta de gestão. A Ouvidoria Geral da Saúde é um canal de gestão e de cidadania que coordena as ações e o aprimoramento das ouvidorias do Sistema Único de Saúde, SUS, no Paraná, por meio das Ouvidorias Regionais de Saúde, Ouvidorias de Hospitais e Unidades Próprias da Secretaria da Saúde, Ouvidorias dos Consórcios Intermunicipais de Saúde e Ouvidorias Municipais de Saúde. Para saber como realizar uma manifestação na Ouvidoria SUS, acesse o site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Repórter: Victor Luís)