Dia do Idoso é comemorado com atividades especiais no Museu Oscar Niemeyer, na próxima terça-feira, em Curitiba

27/09/2019
O Dia Internacional do Idoso é comemorado na próxima terça-feira, dia 1º de outubro, com uma programação promovida pela Celepar e pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná. As atividades são gratuitas e acontecem no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, da uma às cinco horas da tarde. Entre as ações estão palestra sobre a prevenção do Alzheimer, o uso do smartphone, intervenções artísticas, contação de histórias e ginástica labroal, e atrações como a banda Velhos Guris, do Recanto do Tarumã. Tem também uma homenagem com entrega de menção honrosa aos idosos que prestaram relevantes serviços à sociedade paranaense. Toda a programação é transmitida via webcast para os 23 escritórios regionais da secretaria da Justiça. Pato Branco e Londrina vão ter um local de concentração onde os idosos podem interagir com as atividades no Museu. O secretário Ney Leprevost destaca que o atendimento e a proteção à pessoa idosa são funções da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, uma das principais responsáveis pelas políticas públicas nessa área a nível estadual. De acordo com ele, a atenção à população idosa é uma prioridade do Governo do Paraná.// SONORA NEY LEPREVOST//O secretário reforçou, ainda, a importância do serviço Disque Idoso, que no primeiro semestre deste ano registrou mais de 600 denúncias pelo telefone 0800 41 0001 e pelo e-mail disqueidoso@sejuf.pr.gov.br. A maioria dos casos se refere à violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade desse público em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria, entre outros. As atividades da próxima terça-feira têm vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas por whatsapp, no número (41) 9 88 36 91 38. É preciso escrever o nome, a data de nascimento e a cidade em que mora. O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, número 999, no Centro Cívico. Repetindo, o número de whatsapp para fazer a inscrição, é o (41) 988369138. (Repórter: Priscila Paganotto)