Dia da Saúde Bucal reforça importância de prevenção e cuidados no Paraná

25/10/2019
O cuidado com a região da boca reflete em todo o organismo. A saúde bucal tem relação com bactérias e outros microorganismos prejudiciais à saúde que podem acessar o organismo pela boca. A data de atenção e prevenção à saúde bucal, comemorada nesta sexta-feira, coincide com o Dia do Cirurgião Dentista. De acordo com o Ministério da Saúde, somente o Paraná e Minas Gerais são considerados estados com Rede de Atenção à Saúde Bucal. No Paraná, um conjunto de ações envolve o controle das doenças bucais, através da promoção, prevenção e limitação dos danos causados pelas doenças e reabilitação integral do paciente. A Rede está constituída nos 399 municípios do Estado. São 1.271 equipes, por meio do programa Saúde da Família. O Paraná tem 51 Centros de Especialidades Odontológicas, 95 laboratórios regionais de Prótese Dentária, Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente e Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal. Além disso, a ampliação e a regionalização dos atendimentos de alta complexidade estão em estudo por meio do Planejamento Regional Integrado, que vai apontar as necessidades e prioridades da saúde no Estado. O secretário da Saúde, Beto Preto, afirma que são feitas ações, programas e treinamentos para aprimorar e qualificar os atendimentos aos paranaenses.// SONORA BETO PRETO//O Paraná tem programas como o bochecho com flúor nas escolas da rede pública de ensino para a prevenção da cárie, que atinge cerca de um milhão de crianças e adolescentes. Através de uma parceria com a Sanepar há mais de 60 anos, 385 municípios recebem abastecimento de água com flúor. Até o ano que vem, a previsão é ampliar para todas as cidades do Paraná. Outra atividade desenvolvida pela Secretaria da Saúde é o incentivo aos cirurgiões dentistas para o aperfeiçoamento profissional. No Encontro Paranaense de Administradores e Técnicos em Saúde Pública Odontológica, neste ano, 200 dentistas servidores do Estado participaram de palestras, cursos ou com apresentação de trabalhos. Cirurgiões-dentistas da 7ª Regional de Saúde também participaram de uma capacitação sobre Odontologia Hospitalar, no Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão. Ainda neste mês, uma videoconferência foi feita com a participação de representantes das 22 Regionais da Saúde sobre a indicação adequada do flúor por profissionais da odontologia aos pacientes. E na próxima terça-feira, a partir das nove horas da manhã, representantes da Secretaria da Saúde participam da Audiência Pública sobre Saúde Bucal, realizada pela Assembleia Legislativa. (Repórter: Priscila Paganotto)