Detran Paraná contabiliza economia de quase 13 milhões de reais nos primeiros 100 dias da nova gestão
21/04/2019
Nos 100 primeiros dias de gestão, o Detran Paraná priorizou reduzir custos, desburocratizar os serviços oferecidos aos cidadãos e dar enfoque à educação no trânsito, que será o mote desta gestão. A economia no período chega 12 milhões e 900 mil reais. Dentre as ações tomadas pelo departamento estão a revogação, revisão e redução de contratos, licitações não viabilizadas, além de cortes nos gastos com a folha de pagamento. O diretor-geral do Detran, Cesar Kogut, destaca que a meta é que o departamento seja uma instituição de excelência em educação, engenharia e fiscalização de trânsito, tendo como premissa tecnologia de ponta para desempenhar esta missão.// SONORA CESAR KOGUT.// Entre as principais ações realizadas nestes 100 dias, estão as educativas, como a Operação Verão, Operação Volta às Aulas, Operação Carnaval, Blitz do Dia Internacional das Mulher e Paraná Cidadão, entre outras, impactando mais de 34 mil pessoas. Também foram promovidos 185 cursos de reciclagem para condutores infratores. Na área de fiscalização, foram distribuídos bafômetros e outros insumos com o objetivo de intensificar as ações para coibir infrações no trânsito. O Detran do Paraná já implantou postos de vigilância monitorada com sensores e câmeras em 67 unidades do Interior do Estado, reduzindo despesas. Antes, a vigilância contratada para garantir a integridade das unidades do departamento era feita de exclusivamente de forma presencial. Outra medida adotada nestes 100 dias foi a publicação de um novo edital para empresas fazerem o credenciamento para o Registro de Contratos de Financiamento. O objetivo é reduzir a taxa de alienação fiduciária para o cidadão que comprar um veículo financiado. Mais um destaque deste início de gestão foi a ampliação dos recursos digitais para desburocratizar o atendimento. De acordo com o Kogut, os investimentos em inovação vão ser ampliados ao longo do ano.// SONORA CÉSAR KOGUT.// O sistema de Vistoria Digital, por meio de aplicativo de celular, disponibilizado neste ano para servidores do Detran e despachantes, trouxe agilidade às vistorias de veículos. Na próxima etapa serão atendidos também fabricantes de placas, que poderão deixar de lado a vistoria feita manualmente. A Vistoria Digital também reforçou a segurança do processo, uma vez que o veículo é fotografado de todos os ângulos, evitando fraudes. Mais um avanço previsto é efetivação do Sistema de Atendimento Agendado nas Ciretrans que, implantado de forma gradativa, vai reduzir as filas e o tempo de espera do cidadão. Outra facilidade para os usuários é a disponibilização de diversos serviços por meio do site, aplicativo ou totens de autoatendimento do Detran instalados em locais de grande circulação de pessoas. Com exceção de serviços que necessitam da presença do cidadão, como a biometria, é possível solicitar, agendar e consultar a maior parte dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná por meio digital. (Repórter: Wyllian Soppa)