Detran-PR vende 2.867 veículos em leilões de sucata e arrecada R$ 6,1 milhões

26/10/2021
O Departamento de Trânsito do Paraná, Detran, promoveu, entre os dias 20 e 25 deste mês, quatro leilões na modalidade sucata, baixados do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores, e leiloou 2.867 veículos, arrecadando o valor de  6 milhões, 108 mil e 500 reais.
Estes veículos não podem ser registrados ou licenciados, sendo absolutamente proibida a circulação em via pública, destinando exclusivamente para desmonte e reaproveitamento comercial das peças e partes metálicas.
Participaram do leilão, pessoas jurídicas que comprovaram o registro da empresa no ramo de desmontagem de veículo, perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuam.
Com estes certames, o Detran chega ao total de 17.005 veículos leiloados em 2021. Além dos quatro leilões na modalidade sucata, foram feitos outros seis procedimentos. Três na modalidade circulação e três na modalidade reciclagem, chegando ao total de 12 milhões, 555 mil e 830 reais de arrecadação.
Para o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, o processo de leilão também contribui com a diminuição de problemas relacionados à saúde pública. //SONORA WAGNER MESQUITA//
Os leilões de veículos na condição de circulação foram em junho e os bens vão retornar a circular em via pública, ficando o arrematante responsável pelo registro do veículo perante o órgão executivo de Trânsito, com pagamento das respectivas taxas.

Já para os leilões na modalidade de reciclagem, se destacam os veículos que foram leiloados na condição de materiais para reciclagem, destinados exclusivamente para este fim, não podendo ser registrados ou licenciados, sendo absolutamente proibida a circulação em via pública, ou ainda comercializados como peças ou partes metálicas.
Os leilões nesta modalidade aconteceram entre os dias 23 e 28 de julho e foram ofertados 13.697 veículos, quase 5 toneladas de material.
Os valores arrecadados com a venda dos bens são utilizados para custeio de leilões, destinando os valores remanescentes para pagamento dos débitos incidentes sobre os prontuários dos veículos, respeitando a ordem de preferência estabelecida no artigo da Lei que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
Os processos de leilões e arrecadações podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)