Detran-PR emitiu quase 14 mil carteiras de habilitação para estrangeiros

01/11/2021
Dentre as mais de 6 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação, CNH, que há no Estado do Paraná, são 13.832 concedidas a estrangeiros que passaram por todo o processo legal para regulamentarem a habilitação internacional.
O direito para estrangeiros poderem conduzir veículos automotores no Brasil é concedido por meio do Código de Trânsito Brasileiro e pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, Contran. Servem também para os brasileiros que querem conduzir veículo automotor em outros países e solicitam a Permissão Internacional Para Dirigir. 
No caso de cidadão estrangeiro habilitado, o direito é amparado pela Convenção sobre Trânsito Viário, celebrada em Viena, na Áustria, em 1968, e aprovado pelo Decreto Legislativo, e pelo princípio da reciprocidade bilateral e outros tratados.
Os estrangeiros e brasileiros habilitados no exterior podem utilizar a CNH estrangeira dentro da validade, por um período de 180 dias em território nacional, apresentando a tradução juramentada e passaporte com visto de turista válido. Após este período, para que o cidadão continue a dirigir no Brasil, é necessário transformar a habilitação estrangeira em uma habilitação nacional.
De acordo com o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, é necessário que os motoristas que pretendem dirigir no exterior, façam as solicitações junto ao Detran para não conduzirem veículos irregularmente. //SONORA WAGNER MESQUITA//
As cidades do Estado com os maiores números de carteira de habilitação de estrangeiro são Curitiba, seguida por Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.
De janeiro a outubro deste ano, o Detran-PR registrou 1.310 novos processos de registros de estrangeiros concluídos.
Quando o condutor for brasileiro nato com habilitação estrangeira, o mesmo deverá ter residido, no mínimo, 180 dias no país estrangeiro quando da expedição da habilitação, e cumprido as etapas que o processo de registro exige para a obtenção da CNH.


Para brasileiros que viajarem ao exterior e desejarem dirigir no país de destino, deverão estar com a CNH dentro do prazo de validade, fazer a solicitação da permissão no portal de serviços do Detran-PR, atarvés do site www.detran.pr.gov.br e quando solicitado pelas autoridades locais, devem apresentar a CNH original, a permissão e o passaporte.
Casos específicos no processo de habitação de estrangeiro e brasileiros habilitados no exterior vão ser analisados pela Coordenadoria de Habilitação do Detran-PR.
Para estrangeiros solicitarem a CNH, é necessário que o cidadão agende atendimento em uma Ciretran e cumpra alguns requisitos detalhados no site www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)