Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná analisa propostas para projeto de duplicação da PR-151, nos Campos Gerais
20/12/2019
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, já está analisando as propostas dos seis consórcios interessados em elaborar o projeto executivo de ampliação da capacidade da rodovia PR-151. O trecho tem 40 quilômetros de extensão e fica entre os municípios de Ponta Grossa e Palmeira, na Região dos Campos Gerais. O projeto prevê duplicação, implantação de terceira faixa, acostamentos, restauração, viadutos, marginais, acessos, pontes alargadas, ciclovias, calçadas e passarelas, além de um estudo para a construção do contorno de Palmeira. Conforme edital publicado no mês passado, o preço referencial orçado pelo DER é de 5 milhões, 68 mil e 827 reais e 66 centavos. A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo, em que as empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. Elas tiveram até o dia 10 deste mês para entregar as propostas técnicas. Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a ampliação da capacidade da PR-151 é um projeto bastante detalhado e que merece ser analisado com atenção.// SONORA SANDRO ALEX//De acordo com o secretário, o trecho tem pontes que cortam rios da região, além de diversos cruzamentos com vias do perímetro urbano em Ponta Grossa e Palmeira. A ampliação da capacidade da PR-151 faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, com financiamento do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, destaca que o acordo entre o BID e o Governo do Estado prevê mais de 900 milhões de reais a serem aplicados até 2022 em obras e projetos de infraestrutura no Paraná.// SONORA FERNANDO FURIATTI//O projeto tem início na interseção com a BR-376, em Ponta Grossa. Até o entroncamento com a PR-438, serão feitos a restauração e a duplicação da rodovia e também está prevista a implantação de vias marginais em dois trechos mais urbanizados de Ponta Grossa, interseções em desnível no acesso ao bairro Cará-Cará e no entroncamento com a PR-438. Da PR-438 até Palmeira, será restaurado o pavimento e ampliada a capacidade da rodovia, o que pode incluir acostamentos, terceira faixa, interseções, acessos e outras soluções definidas no projeto de engenharia. Também serão avaliadas e adequadas as pontes sobre os Rios Caniú e Forquilha. Além disso, está prevista a construção de uma interseção em desnível no acesso ao Centro da cidade e interseções em nível nos cruzamentos com vias mais movimentadas. Também será estudado um contorno em Palmeira, cruzando a BR-277 com uma interseção em desnível. Depois da análise das propostas técnicas, o DER vai encaminhar os relatórios de avaliação para o BID. Após a aprovação das Notas Técnicas pelo banco, o departamento vai convocar os consórcios para a sessão de aberturas das propostas de preços. O DER vai anunciar a empresa vencedora no Diário Oficial do Estado e no portal Compras Paraná, no site www.administracao.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)