Departamento Penitenciário encerra mês de atividades relacionadas à saúde mental

30/09/2021
O Departamento Penitenciário do Paraná, o Depen, encerrou nesta quinta-feira, as atividades da campanha setembro amarelo, que tem como objetivo promover ações de valorização da vida. Durante todo o mês, presos e servidores receberam informações e debateram sobre o tema da saúde mental por meio de uma série de ações.
O diretor do Depen, Francisco Caricati, afirmou que o sistema prisional é um local de isolamento social, de difícil adaptação, o que pode desencadear doenças que afetam a saúde mental do indivíduo com o passar do tempo. Por isso, assim como toda sociedade, precisa ter cuidado e atenção aos sinais e sintomas que podem ser notados.
Segundo Caricati, as ações foram organizadas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário, Espen, e contou com a participação de outros órgãos e parceiros.
A diretora da Espen, Marilza Hack destacou que a preparação para o mês de setembro começou muito antes, com a preparação das equipes de acolhimento, que passaram por capacitação com o objetivo de treinar essa escuta. Na sequência, foi desenvolvido um material informativo próprio para o sistema prisional.
Presas da Penitenciária Feminina de Foz de Iguaçu, Unidade de Progressão, assistiram à palestra, vídeos, explicações e dinâmicas de grupo voltadas para o tema. O trabalho foi conduzido pela psicóloga da unidade penal, Karine Belmont Chaves.  (Repórter: Flávio Rehme)