Departamento Penitenciário do Estado e universidades vão ofertar cursos em segurança prisional

20/11/2019
Agentes, instrutores, diretores de unidades e coordenadores regionais participaram da cerimônia de encerramento das atividades deste ano da Escola Penitenciária, do Departamento Penitenciário, Depen do Paraná, que ocorreu nesta terça-feira, no auditório da Polícia Rodoviária Federal. No evento foram assinados convênios entre a Secretaria da Segurança Pública, o Depen e as universidades Positivo e Grupo Educacional Uninter para a promoção de bolsas de estudo e de cursos voltados à segurança penitenciária. O diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, destacou a importância capacitação e os avanços conquistados pela categoria nos últimos anos. // SONORA FRANCISCO CARICATI // Segundo a diretora da Escola Penitenciária, Marilza Hack, neste ano as ações de instrução envolveram todos os setores. // SONORA MARILZA HACK // No evento também foi realizada a formatura dos cursos de aprimoramento e treinamento intensivo do Depen. Receberam os certificados 21 agentes de Francisco Beltrão, Guarapuava, Curitiba e Foz do Iguaçu que concluíram o curso de Intervenção Tática Prisional do Setor de Operações Especiais. Também foram certificados os agentes que passaram pelo Curso de Formação em Segurança Interna. Em todo o Paraná, foram 460 alunos formados. Também foram destacados na solenidade o Curso de Segurança na Operação de Bodyscan, que beneficiou 236 servidores, e o de brigadistas de incêndio, com quase mil concluintes. Para 2020, a Escola Penitenciária prevê uma ampliação de trabalho e maior troca de experiências através dos convênios com o Grupo Educacional Uninter e com a Universidade Positivo. A parceria com a Universidade Positivo prevê que a oferta de 30 bolsas de estudos integrais para agentes penitenciários. Todos os agentes podem concorrer, mas a prioridade será atender os profissionais do Depen ainda não graduados. (Repórter: Rodrigo Arend)