Dentro de projeto com Airbnb, Invest Paraná promove capacitação turística no Litoral

29/07/2024
O Governo do Estado promove até a primeira quinzena de agosto uma incubação técnica com 36 empreendedores de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes, no Litoral. O treinamento, iniciado em maio, é feito pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo do Estado. A iniciativa visa capacitar os empreendedores para receberem visitantes após a criação da rota turística “Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná”, lançada em abril, em uma parceria entre o Estado e o Airbnb. Entre os temas abordados estão marketing digital, gestão e finanças, sustentabilidade e diferenciais de mercado, integração do trade turístico e cases de sucesso. Nos encontros presenciais, aconteceram rodadas de desenvolvimento, com sugestões dos empresários sobre diferenciais e roteiros a serem explorados. Os empreendedores foram selecionados após um chamamento público. Durante quase quatro meses eles passaram por treinamento presenciais e online. Jaqueline Oliveira é proprietária do Sítio Brigitte, em Morretes, onde produz alimentos orgânicos e explora turismo rural. Segundo ela, os encontros da Invest Paraná têm sido fundamentais para fomentar o turismo sustentável e consciente. // SONORA JAQUELINE OLIVEIRA //

Quem também está participando da capacitação é a guia de turismo Allana Araújo, de Antonina. Um dos objetivos dela é montar uma rota turística que passe pelos três municípios. // SONORA ALLANA ARAÚJO //

Antonina, Guaraqueçaba e Morretes integram o programa Vocações Regionais Sustentáveis Mata Atlântica, da Invest Paraná. O programa trabalha com as comunidades locais para inserir valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e históricos de produção. O gerente de Desenvolvimento Econômico da agência, Bruno Banzato, explica que o programa busca valorizar o turismo por meio de uma identidade local. // SONORA BRUNO BANZATO //

A Invest Paraná conta com um site dedicado ao VRS Mata Atlântica com informações sobre a rota e, em breve, as atrações turísticas dos empreendedores participantes, com dados, contatos e atrativos de cada um. A página será atualizada após o fim da incubação. O Airbnb também mantém uma página online dedicada à rota, com informações sobre as atrações turísticas, culinária, além de indicações de hospedagens pela plataforma. A ideia é que, após a capacitação, os produtos e serviços dos empreendedores sejam adicionados, como forma de divulgar informações relevantes para aqueles que desejam explorar os atrativos. (Repórter: Gustavo Vaz)