Delegada explica trabalho intenso e integrado do Paraná em defesa das mulheres

30/08/2024
O Paraná intensificou o combate à violência contra a mulher em agosto, aderindo à Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação resultou na prisão de 848 pessoas por flagrantes ou mandados judiciais no Estado, com foco na proteção das vítimas e no cumprimento da lei. Luciana Novaes, delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil do Paraná, que comanda todas as Delegacias da Mulher do Estado, dá detalhes sobre a operação. // SONORA LUCIANA NOVAES //

A delegada explica o aumento do número de denúncias de violência contra a mulher no Estado. // SONORA LUCIANA NOVAES //

Luciana destaca o preparo da Polícia Civil no acolhimento às vítimas. // SONORA LUCIANA NOVAES //

A entrevista completa com a delegada Luciana Novaes está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. Além da atuação policial para coibir estes casos, o Governo do Estado tem desenvolvido ações integradas de orientação sobre violência contra as mulheres. A Secretaria de Saúde, por exemplo, lançou nesta sexta-feira, a cartilha “Violência contra as mulheres: informe-se! Saida o que fazer e como prevenir”. Neste mês, o Estado também aderiu ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra Mulheres. A certificação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do Instituto Nós Por Elas para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência contra as mulheres. Ao presenciar situações de violência doméstica, ou quando é vítima deste crime, a pessoa pode entrar em contato com a Central de Denúncias 181, pelo telefone ou pelo site: www.181.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)