Defesa Civil monitora situação em Guaratuba, no Litoral, após série de alagamentos

18/02/2019
As equipes da Defesa Civil estão monitorando a situação da cidade de Guaratuba, no Litoral do Estado, que foi atingida por fortes chuvas neste fim de semana. De acordo com o Simepar, o acumulado de chuvas de sexta a domingo chegou a 60% da média prevista para todo o mês de fevereiro. O grande volume causou alagamentos em toda a cidade, afetando cerca de 1.200 residências e 5.500 pessoas. Como a previsão para a semana ainda é de pancadas de chuva irregulares, a Defesa Civil mantém o monitoramento das áreas afetadas e daquelas com risco de deslizamentos. Nesta segunda-feira, o número atualizado era de 50 pessoas desalojadas e 150 desabrigadas. No fim de semana, as equipes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros atuaram na retirada das pessoas das áreas de alagamento, resgatando 130 pessoas que haviam ficado ilhadas. Os desabrigados estão no Ginásio Municipal José Richa e recebem auxílio da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Regional e do Corpo de Bombeiros. O Provopar Estadual também está recebendo doações e já enviou duas vans com mantimentos e alimentos para o município. A Defesa Civil lembra que oferece um serviço gratuito de alertas meteorológicos por celular. Basta enviar um SMS com o CEP do endereço a ser monitorado para o número 40199. (Repórter: Rodrigo Arend)