Defesa Civil do Paraná monitora e envia alertas de desastres naturais

12/07/2019
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, esteve nesta sexta-feira na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, para conhecer de perto o Cegerd, Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres. A estrutura de monitoramento e resposta aos desastres acompanha todas as ocorrências no Estado e envia alertas à população. O secretário João Carlos Ortega destacou que o trabalho é diferenciado, de dedicação, com tecnologia de ponta, e dedicado à proteção da vida da população, de forma rápida e eficaz.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//

A equipe do Cegerd apresentou os sistemas e as metodologias que a Defesa Civil usa para o atendimento a desastres no Paraná. Foi apresentada a principal ferramenta para a gestão municipal, o Plano de Contingência Online, onde áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal envolvidos na resposta a desastres são cadastrados, para facilitar atendimento à população. Esses alertas também são enviados a toda população, gratuitamente, auxiliando na prevenção de maiores consequências. Para receber os avisos, basta enviar por mensagem de celular para o número 40199, o CEP do local de residência. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ricardo Silva, destacou que o Ministério da Defesa auxilia a Defesa Civil nas ações de resposta nos casos em que os desastres naturais afetam os municípios.// SONORA RICARDO SILVA//Também foram apresentados ao secretário do Desenvolvimento Urbano os processos de trabalho e os recursos usados para o mapeamento de áreas de atenção e da população que pode ser afetada, além das informações meteorológicas e da estrutura de dados que auxilia no gerenciamento dos desastres. O Sistema Informatizado de Defesa Civil, disponibilizado para os municípios, permite desde a preparação por meio do Plano de Contingência Online até o registro da ocorrência, controle de entrega de ajuda humanitária e documentações referentes ao desastre. (Repórter: Priscila Paganotto)