Defesa Civil alerta população sobre eventos climáticos com mensagens de celular

20/09/2019
Um serviço disponibilizado pela Defesa Civil do Paraná ajuda a população a se prevenir contra desastres naturais e eventos climáticos, como as fortes chuvas que atingiram a metade Leste do Estado nesta quarta e quinta-feira. Desde 2017, o órgão emite alertas regionalizados com mensagens instantâneas via SMS no telefone celular. O serviço é gratuito e está disponível para os 399 municípios paranaenses. Atualmente o banco de dados conta com quase 470 mil usuários cadastrados. Para receber os avisos basta enviar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. A Defesa Civil responde a mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população. O tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil, explica que a chegada da mensagem às pessoas ocorre geralmente uma hora antes da ocorrência do evento, dando tempo para as pessoas se organizarem.// SONORA TENENTE VIDAL.//

Os alertas são baseados em informações de diversas instituições, como o Simepar e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que monitora todo o País. Este serviço integra o Plano de Contingência Online, principal ferramenta de apoio a gestões municipais em casos de eventos climáticos severos. Também por SMS, a Defesa Civil informa áreas de atenção, abrigos temporários, disponibilidade de recursos e de pessoal, ganhando agilidade na distribuição de equipamentos como lonas e telhas. O cadastramento garante ainda controle de entrega da ajuda humanitária, e acelera o processo de documentações referentes ao desastre. Além dessas mensagens, a Defesa Civil do Paraná disponibiliza desde maio alertas de precaução contra eventos climáticos severos na TV fechada, emitidos pelo Cegerd, Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Outras informações sobre a atuação da Defesa Cilvil nos alertas à população podem ser conferidas no site defesacivil.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)