Defesa Civil Estadual capacita prefeituras do Litoral sobre atendimento em caso de chuvas

09/01/2024
A Defesa Civil Estadual vai realizar um treinamento com as Defesas Civis dos municípios do Litoral nesta quarta e quinta-feira. A capacitação ocorre no quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Paranaguá e faz parte da política de prevenção do Estado, assim como ocorre de maneira perene nos outros municípios. O foco é a preparação para os momentos mais críticos do verão, principalmente com as chuvas que tendem a aumentar. A região já foi cenário de um dos maiores desastres ocorridos no Paraná, em 2011. Na época 16 mil pessoas foram afetadas, 10 mil ficaram desalojadas e 2 mil 499 ficaram desabrigadas. Houve, ainda, três óbitos. Durante esses dois dias serão abordados temas como o processo de notificação e preenchimento da documentação relacionada a desastres, laudos e também como proceder com a decretação de situação de emergência, por exemplo. Além disso, desde 2023, o Paraná conta com um Fundo Estadual de Calamidades Públicas, que vai auxiliar no atendimento às emergências. A Defesa Civil Estadual também realiza trabalhos de acompanhamento junto às Defesas Civis municipais durante o período do Verão Maior Paraná para orientar sobre as diversas atividades que devem ser realizadas e também sobre o como fazer ações de preparação. O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br. (Repórter: Nathália Gonçalves)