DER/PR vai atualizar regras para filmagens, provas e eventos em rodovias estaduais

03/07/2024
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, estuda a atualização dos critérios exigidos para a realização de provas, eventos e filmagens em rodovias estaduais. A portaria n.º 341, de 2011, regulamenta o uso de rodovias para atividades como eventos, romarias e filmagens, exigindo 30 dias de antecedência para solicitação, plano de segurança, autorização de confederação desportiva, contrato de seguro, e vistoria prévia. Uma comissão do DER/PR e do Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná está discutindo atualizações na portaria, incluindo a possível cobrança de uma taxa para cobrir custos operacionais e melhorias na malha e segurança viária, simplificação do processo e mudanças nas exigências para cada atividade. O objetivo é evitar eventos clandestinos e aumentar a segurança. O DER/PR analisará as propostas e publicará uma nova portaria com os critérios atualizados no diário oficial e no Sistema Estadual de Legislação. Recentemente uma produtora de filmes solicitou a utilização das rodovias PR-874 e PR-497, em São Miguel do Iguaçu, região Oeste, em três ocasiões distintas, no mês de junho, para filmagens de um seriado policial, disponível em um dos principais serviços de streaming de vídeo online. A autorização foi dada pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR, após análise documental e vistoria dos trechos. Outro exemplo de evento em rodovia que seguiu as regras da portaria foi a realização, também em junho, de uma prova de rally na Estrada Graciosa, entre Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, e Morretes, no Litoral. Nesse caso a solicitação foi analisada e aceita pela Superintendência Regional Leste do DER/PR. (Repórter: Gabriel Ramos)