DER/PR faz pare-e-siga em ponte do Rio Ivaí entre Paraíso do Norte e Rondon

14/07/2024
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, iniciou operação pare-e-siga na ponte sobre o Rio Ivaí na PR-492, entre Paraíso do Norte e Rondon, na região Noroeste. A operação começou nesta sexta-feira e deve ser mantida até 09 de agosto. A medida é necessária para implantar lajes de transição em concreto no ponto de encontro entre o tabuleiro e a cabeceira da ponte, em cada margem, em um sentido da pista de cada vez. A operação deve ser mantida até o dia 09 de agosto porque esse é o tempo necessário para a cura do concreto desses dispositivos. Estes serviços estão incluídos em um contrato de manutenção de seis obras de arte especiais em rodovias do Escritório Regional Caiuá da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, com um investimento de cerca de 6 milhões 356 mil reais. Para a ponte está prevista também a limpeza, lavagem e pintura; reparos nas peças de concreto da estrutura e tabuleiro; recomposição do pavimento; reforço dos aterros de acesso; restauração dos berços de apoio das juntas de dilatação e substituição de todas as juntas; troca do guarda-corpo danificado; implantação de dispositivos de drenagem; implantação de defensas metálicas e execução de nova sinalização horizontal. O investimento previsto é de cerca de 2 milhões 852 mil reais. Essa ponte tem 295 metros de comprimento, com largura de 13 metros, com duas faixas de rolamento, acostamentos externos e guarda-corpos. Outras duas pontes sobre o Rio Ivaí estão contempladas com obras de manutenção em rodovias administradas pela Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em outros contratos. A ponte entre Doutor Camargo e Terra Boa, na PR-323, está em processo final de recuperação, tendo recebido serviços de limpeza, reparos na estrutura, sinalização e nova pavimentação, sendo realizada agora a troca de junta de dilatação. A ponte entre Engenheiro Beltrão e Floresta, na PR-317, teve os serviços no tabuleiro finalizados, incluindo reparos na estrutura e recuperação de dispositivos. Ainda faltam as melhorias nos encontros da ponte com a rodovia, sinalização e pintura. (Repórter: Gabriel Ramos)