DER/PR conclui novo canal de concreto do Rio da Draga em Matinhos

20/11/2023
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, concluiu o novo canal em concreto do Rio da Draga em Matinhos, no Litoral. São mil 116 metros de canal fechado e mil 110 metros de canal aberto, obra que soluciona os antigos problemas de alagamentos causados pelo rio no local. O canal é parte da obra de duplicação da PR-412 no município, que no perímetro urbano de Matinhos tem o nome de Avenida Juscelino Kubitschek. Com essa etapa concluída, os serviços de terraplenagem e pavimentação continuam avançando no trecho, com mais áreas liberadas para receber os trabalhos. O planejamento atual é liberar totalmente o tráfego de veículos até o dia 15 de dezembro, compromisso assumido pela empreiteira responsável junto ao DER e à Prefeitura de Matinhos, mesmo com as constantes chuvas das últimas semanas. O objetivo é garantir o acesso dos turistas da alta temporada aos comércios lindeiros à rodovia. A obra tem extensão de quase dois quilômetros e meio, contemplando o trecho entre a Rua Pastor Elias Abrahão e a Rua Alvorada. No trecho final, a partir da Rua Apucarana, com a canalização subterrânea concluída, já é feita a terraplenagem e implantação de dispositivos de drenagem para receber o mais breve possível a camada de asfalto e a sinalização rodoviária horizontal. Os demais serviços da obra continuam em execução, incluindo implantação das calçadas para pedestres, ciclovia, sinalização vertical, semáforos e iluminação pública, devendo ser totalmente finalizados em fevereiro do ano que vem. Obras rodoviárias em perímetro urbano são sempre mais complexas, tendo que balancear a execução dos serviços com um grande tráfego de veículos, tanto de longa distância quanto local, circulação de pedestres, habitações e estabelecimentos comerciais próximos à rodovia, entre outros fatores, garantindo a segurança de usuários e trabalhadores. No caso da duplicação da Avenida JK em Matinhos a complexidade e os desafios foram ainda maiores do que o esperado. A obra teve início em 2018, quando foi assinado convênio entre o DER e o município, mas foi paralisada até 2020. O documento previa que o DER ficaria responsável pela licitação e execução da obra, cabendo ao município fornecer o projeto executivo de engenharia, fazer o levantamento fundiário e legalização das áreas necessárias para a obra, entre outras responsabilidades. Todos os detalhes você confere em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)