DER-PR publica resultado da licitação da duplicação da BR-277 em Guarapuava
26/01/2021
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná divulgou nesta segunda-feira o resultado da licitação para duplicação do perímetro urbano da BR-277 em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado. O Consórcio Dalba/Schmitt foi o melhor classificado, com proposta de 77 milhões, 656 mil, 994 reais e 96 centavos. A apuração final representa uma economia de quase 27 milhões e 500 mil reais, em relação à proposta máxima original, de 105 milhões de reais aproximadamente.
A publicação abriu o período de cinco dias úteis para recursos e outros cinco dias úteis para contrarrazões aos recursos, caso algum seja interposto. Os passos seguintes, se não houver intercorrências, são a homologação, a assinatura de contrato e a ordem de serviço.
Essa é uma das últimas fases do processo de licitação, a de classificação após análise detalhada da documentação e das propostas apresentadas. O edital foi publicado no começo de novembro do ano passado e dez empresas e consórcios apresentaram ofertas para a execução das obras, variando de 73 milhões a 99 milhões de reais. A abertura dos envelopes aconteceu no dia 11 de dezembro.
Desde então as equipes técnicas do DER-PR e a comissão de licitação responsável pelo processo vêm analisando as propostas. O consórcio que apresentou menor preço foi inabilitado por deixar de atender alguns itens do edital, como Demonstração do Resultado e dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, além de possuir pendências judiciais. O consórcio que ficou em terceiro lugar foi desclassificado por deixar de atender o item de comprovação de ter executado serviço de Base e Sub-base de Brita Graduada Tratada Com Cimento.
Outras duas empresas e um consórcio foram habilitados, o que quer dizer que podem ser chamados a executar a obra se houver alguma pendência com o consórcio vencedor.
As obras serão realizadas em ambos os lados da BR-277, do quilômetro 345,2 ao 349,1, em uma extensão de 3 quilômetros e 600 metros, resultando em duas pistas de rolamento com 7 metros e 20 centímetros de largura cada, com faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde serão implantadas barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2 metros e meio. A modernização atende a necessidade de desafogar o trânsito pesado nesse corredor de exportação.
A obra contempla, ainda, a implantação de uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e a adequação das alças de acesso; três pontes no km 345; um viaduto conectando a Avenida Professor Pedro Carlo e a Avenida Beira Rio; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma passarela no km 349 e outra no km 345; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de mais de 12 quilômetros.
Os recursos para executar a obra foram garantidos pelo contrato de financiamento de 1 bilhão e 600 milhões de reais que o Governo do Paraná captou junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, assinado em setembro de 2020. O projeto executivo de engenharia foi cedido ao DER-PR por meio do acordo de leniência entre a concessionária de pedágio Ecocataratas e o Ministério Público Federal.(Repórter: Flávio Rehme)
A publicação abriu o período de cinco dias úteis para recursos e outros cinco dias úteis para contrarrazões aos recursos, caso algum seja interposto. Os passos seguintes, se não houver intercorrências, são a homologação, a assinatura de contrato e a ordem de serviço.
Essa é uma das últimas fases do processo de licitação, a de classificação após análise detalhada da documentação e das propostas apresentadas. O edital foi publicado no começo de novembro do ano passado e dez empresas e consórcios apresentaram ofertas para a execução das obras, variando de 73 milhões a 99 milhões de reais. A abertura dos envelopes aconteceu no dia 11 de dezembro.
Desde então as equipes técnicas do DER-PR e a comissão de licitação responsável pelo processo vêm analisando as propostas. O consórcio que apresentou menor preço foi inabilitado por deixar de atender alguns itens do edital, como Demonstração do Resultado e dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, além de possuir pendências judiciais. O consórcio que ficou em terceiro lugar foi desclassificado por deixar de atender o item de comprovação de ter executado serviço de Base e Sub-base de Brita Graduada Tratada Com Cimento.
Outras duas empresas e um consórcio foram habilitados, o que quer dizer que podem ser chamados a executar a obra se houver alguma pendência com o consórcio vencedor.
As obras serão realizadas em ambos os lados da BR-277, do quilômetro 345,2 ao 349,1, em uma extensão de 3 quilômetros e 600 metros, resultando em duas pistas de rolamento com 7 metros e 20 centímetros de largura cada, com faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde serão implantadas barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2 metros e meio. A modernização atende a necessidade de desafogar o trânsito pesado nesse corredor de exportação.
A obra contempla, ainda, a implantação de uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e a adequação das alças de acesso; três pontes no km 345; um viaduto conectando a Avenida Professor Pedro Carlo e a Avenida Beira Rio; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma passarela no km 349 e outra no km 345; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de mais de 12 quilômetros.
Os recursos para executar a obra foram garantidos pelo contrato de financiamento de 1 bilhão e 600 milhões de reais que o Governo do Paraná captou junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, assinado em setembro de 2020. O projeto executivo de engenharia foi cedido ao DER-PR por meio do acordo de leniência entre a concessionária de pedágio Ecocataratas e o Ministério Público Federal.(Repórter: Flávio Rehme)