DER, Dnit e polícias rodoviárias definem a canalização do tráfego nas praças de pedágio
18/11/2021
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, se reuniu nesta semana com representantes do Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual para discutir os planos de canalização do tráfego nas praças de pedágio, com o fim dos contratos do Anel de Integração. Cada praça deve ser adaptada para garantir a passagem dos veículos sem gerar congestionamentos e com segurança. Isso inclui o bloqueio das cancelas que não vão ser mais usadas, retirada de equipamento nas passagens que ficam liberadas, instalação de ampla sinalização informando e orientando o usuário quanto às novidades, e demais mudanças necessárias. Fernando Furiatti, que é o diretor-geral do DER do Paraná, afirmou que o Paraná e a União estão alinhados para garantir a normalidade nas rodovias após o fim dos contratos. // SONORA FERNANDO FURIATTI // A canalização nas praças de pedágio é um dos procedimentos operacionais que teve trabalhos intensificados nos últimos 30 dias dos contratos de pedágio, conforme programação do DER, com os serviços necessários devendo ser executados pelas próprias concessionárias. Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas terminam no dia 26, enquanto os da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia acabam no dia seguinte. A partir do dia 28 não acontece nenhuma cobrança no Anel de Integração, composto por 2.505 quilômetros de rodovias federais e estaduais. O novo programa de concessões rodoviárias está sendo elaborado pelo governo federal, que deve ser lançado no ano que vem. (Repórter: Gustavo Vaz)