Cursos de especialização e atualização vão qualificar 6,2 mil integrantes da Segurança Pública

20/10/2021
Policiais militares, policiais civis, peritos oficiais e agentes penitenciários do Paraná ganharam mais uma oportunidade de qualificação nesta quarta-feira. A Secretaria da Segurança Pública estabeleceu uma parceria com  Uniasselvi, o Centro Universitário Leonardo da Vinci, para quatro cursos, sendo três de atualização profissional e um de especialização, na modalidade EAD. A iniciativa vai formar 6 mil e 200 profissionais em 27 municípios do Estado. 
A contratação dos cursos conta com apoio do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, pelo programa Paraná Seguro. A Uniasselvi foi selecionada por pregão eletrônico. No modelo proposto, as aulas vão possibilitar que os profissionais que atuam no Interior tenham a oportunidade de aperfeiçoar conceitos e técnicas sem precisar sair dos municípios.
O vice-governador Darci Piana, que participou do anúncio, disse que é uma grande oportunidade para todos os policiais fazerem um curso de aperfeiçoamento com uma universidade que tem muita qualidade. //SONORA DARCI PIANA//
Segundo o secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a necessidade de atualização profissional é constante na área. Para ele, policiais, agentes e peritos mais capacitados elevam a qualidade do serviço prestado ao cidadão. //SONORA ROMULO MARINHO SOARES//
O reitor da Uniasselvi, Hermínio Klock, destacou ser um momento ímpar para todos os envolvidos, principalmente os que vão trabalhar também nos bastidores e cuidar do projeto. //SONORA HERMINIO KLOCK//

Os quatro cursos ofertados aos integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário são de técnicas de abordagem policial, técnicas investigativas e estudos aprofundados da legislação, em três eixos temáticos: Polícia Comunitária, Mediação de Conflitos e Análise Criminal, todos fundamentados nos princípios e tratados sobre direitos humanos.
As matrizes curriculares dos cursos foram desenvolvidas a partir de contextos práticos e teóricos, considerando as peculiaridades das naturezas das atividades desempenhadas pelos profissionais da segurança pública.
O Paraná Seguro tem como foco o desempenho de ações nas comunidades sob os aspectos da eficácia policial na prevenção da criminalidade urbana, com ações desencadeadas pela Segurança Pública, e prevenção, reabilitação e reinserção social de jovens com alta incidência de fatores de risco associados à violência ou em conflito com a lei por meio de iniciativas da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. (Repórter: Flávio Rehme)