Curitiba ganha novo parque esportivo com múltiplas atividades

02/02/2019
Os moradores do Sítio Cercado, um dos bairros mais populosos de Curitiba, ganharam neste sábado um Parque Esportivo, com quadra de futebol com grama sintética, pista de skate com oito obstáculos e quadra poliesportiva. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior inaugurou o novo espaço, junto com o prefeito Rafael Greca. Ratinho Júnior explicou que o projeto iniciou quando ele era secretário do Desenvolvimento Urbano e que a ideia é colocar as estruturas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano ou próximo a escolas, para que elas possam ser aproveitadas em atividades de contraturno, e que além de ser um espaço de lazer, a ideia é que se torne um instrumento de ressocialização.//SONORA RATINHO JÚNIOR//O prefeito Rafael Greca afirmou que os novos equipamentos dão vida nova à praça, que agora se transforma em um ponto de lazer e educação para o esporte e para a cultura.//SONORA RAFAEL GRECA//A moradora do bairro Xaxim, Cássia Fagundes Ângelo acompanhou o filho Arthur, de nove anos, na estreia do campo de grama sintética, e disse que tem que aproveitar muito, porque a atividade física é importante para a saúde.//SONORA CÁSSIA FAGUNDES//Segundo Antony Bertoco que tem 16 anos e anda de skate, e que não tinha um lugar apropriado para a prática perto de casa, o espaço é melhor do que ir para o Centro para andar.//SONORA ANTONY BERTOCO//O Governo do Estado investiu 470 mil reais na construção do Parque Esportivo, que fica na Praça Napoleão Cortes Júnior Filho e vai beneficiar principalmente os alunos da Escola Estadual Guido Arzua, a maior da região com quase dois mil alunos, e também a comunidade.O Parque Esportivo de Curitiba faz parte de uma série de espaços para atividades esportivas e recreação que o Governo do Estado está implantando.
São 312 estruturas, entre Arenas Esportivas e Parques Esportivos.Os equipamentos vêm em dois contêineres, que depois da instalação são acoplados à estrutura para servir como vestuário ou em outras funções. Os projetos beneficiam 224 municípios. São 224 Arenas Esportivas, das quais 154 já instaladas, e 88 Parques Esportivos, sendo 36 instalados. A instalação dos equipamentos depende do apoio dos municípios, que são os responsáveis por preparar a base para a instalação dos equipamentos.(Repórter: Marcelo Galliano)