Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

16/04/2024
Ampliar e melhorar o modal ferroviário no Paraná é uma das prioridades do governo estadual, e o trabalho conjunto com as esferas federais é essencial nesse processo. Como parte disso, o Paraná recebeu nesta terça-feira a visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. Ele esteve em Curitiba e Paranaguá, cidades que lideram o ranking nacional de conflitos urbanos com os trilhos por conta da grande circulação de trens e densidade populacional, e conheceu in loco os novos projetos nessa área, entre eles a Nova Ferroeste e o Moegão. O acesso ao Porto de Paranaguá foi um dos destaques da visita. Ele vai concentrar futuramente o encontro dos trilhos da Malha Sul, que é a malha atual e da Nova Ferroeste, projeto do Governo do Paraná de mil 567 km que vai conectar a estrutura portuária a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Guarapuava, Cascavel e Guaíra, e com ramais a Foz do Iguaçu e Chapecó. Para isso também está em andamento o Moegão do Porto de Paranaguá. Com o Moegão a capacidade de tráfego vai passar de 600 vagões por dia para 2 mil vagões por dia, podendo descarregar 180 vagões ao mesmo tempo em três linhas independentes de desembarque. O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, ressaltou que nessa visita foi possível entender qual o melhor desenho para a ferrovia. // SONORA LEONARDO RIBEIRO //

O contrato vigente firmado com o governo federal encerra em fevereiro de 2027 e já há conversas sobre a renovação, com inclusão de alguns dispositivos que contemplem o mercado produtivo dos estados do Sul. Além disso, está em fase de licenciamento a Nova Ferroeste, o que deve acrescentar pelo menos mais 970 quilômetros à malha estadual, tornando o modal mais competitivo. Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, o objetivo com o Moegão e a nova ferrovia é dinamizar melhor o setor, aumentando a participação do transporte ferroviário. // SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES //

O Governo do Paraná também participou nesta semana das discussões sobre o modal ferroviário promovidas pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Há um consenso de que a melhoria na integração logística é determinante para acompanhar os níveis de crescimento do agronegócio e da indústria. Atualmente, cerca de 30% da carga embarcada pelos portos de Santa Catarina têm origem no Paraná, o que pode ser desviado para o Porto de Paranaguá. Para o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, a proximidade do vencimento do contrato da Malha Sul abre uma janela de oportunidade para entender quais são os gargalos na infraestrutura atual e as maiores dificuldades do usuário. // SONORA EDSON VASCONCELOS //

Ao longo das discussões, também ficou claro que as ferrovias trazem uma nova dinâmica ao setor, já que o transporte rodoviário vai começar a ser utilizado para trajetos mais curtos. (Repórter: Gabriel Ramos)