Curitiba, Guarapuava e Campo Mourão se destacam na distribuição de mudas nativas

08/08/2023
Um levantamento do IAT, Instituto Água e Terra, revelou que os viveiros florestais de Curitiba, Guarapuava e Campo Mourão foram os que mais se destacaram na distribuição de mudas nativas. As regionais responderam por mais de 25% das oito milhões de árvores distribuídas pelo Governo do Estado desde 2019, por meio do programa Paraná Mais Verde. Foram entregues cerca de dois milhões e 100 mil mudas nas cidades atendidas pelas três divisões do IAT, com destaque para a angico-gurucaia, aroeira-pimenteira e a pitanga. O viveiro florestal com maior participação na restauração do bioma paranaense foi o de Curitiba, com 902 mil e 43 mudas, seguido pela regional de Guarapuava, com 658 mil 996, e Campo Mourão, com 526 mil e duas mudas. As oito milhões de mudas distribuídas pelo Estado equivalem à restauração de sete mil hectares ou a sete mil campos de futebol. O gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik, destaca que o objetivo do programa Paraná Mais Verde é incentivar o plantio de árvores ameaçadas de extinção, promovendo o crescimento econômico, a sustentabilidade, o reflorestamento e a recuperação de áreas desmatadas.// SONORA MAURO SCHARNIK.//

A Divisão de Produção de Mudas Nativas do IAT é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sementes, além da produção das mudas e sua disponibilização gratuita à população. Para isso, conta com a atuação de dois laboratórios de sementes, um em São José dos Pinhais e outro em Engenheiro Beltrão, para auxiliar no abastecimento dos 19 Viveiros Florestais do IAT através da coleta, armazenamento e distribuição das sementes para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas, sendo 25 delas consideradas ameaçadas de extinção. Os interessados podem solicitar mudas por meios digitais, como o aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store. Ao fazer a solicitação para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e elas já poderão ser retiradas no viveiro selecionado, sendo necessário apenas ligar para o local e agendar quando buscar. Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O requerente poderá acompanhar a solicitação e será informado quando for aprovada ou reprovada. Após a liberação, poderá pegar as mudas no viveiro selecionado. É possível também registrar a solicitação através do Sistema de Gestão Ambiental. É um caminho que permite aos usuários a requisição de mudas nativas e consultas relacionadas ao requerimento feito pela internet através do site www.sga.pr.gov.br. Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária. A lista de cidades que contam com viveiros está disponível no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)