Cresce a participação de trens no transporte de cargas para os portos do Paraná
17/01/2020
No ano passado, o Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado, recebeu mais vagões e menos caminhões na descarga de açúcar, grãos e farelo para exportação. Enquanto o transporte ferroviário aumentou 4,53%, o rodoviário caiu 3,84%. Com os números, a empresa pública começa este ano com a expectativa de que o uso dos trilhos cresça ainda mais no transporte da carga do Interior até os terminais portuários do Estado. Para a Rumo, empresa responsável pelas operações ferroviárias, uma das maneiras de otimizar o uso dos trens é investir em tecnologia e inovação. Por isso, a empresa testa, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um modelo matemático que vai auxiliar no planejamento e aumentar a eficiência das manobras no Porto de Paranaguá. O gerente de inovação da Rumo, Amer Orra, e o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Rafael Silva Pinto, são os responsáveis pelo projeto. Rafael explicou que o porto paranaense tem 43 linhas diferentes, operando cerca de 800 vagões por dia, e a Rumo atende 22 terminais de granéis de exportação e também dos segmentos dos Granéis sólidos de importação, líquidos e Carga Geral.// SONORA RAFAEL SILVA PINTO//
Rafael afirmou, ainda, que o Porto de Paranaguá é o mais importante, o maior e o mais complexo ponto de escoamento da malha sul operada pela Rumo, que vai do Mato Grosso do Sul, passando pelo Sul de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, até o Rio Grande do Sul. No ano passado, a empresa lançou o desafio para os estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que toparam e propuseram uma solução. No final de 2019, foi feita uma primeira análise do modelo e no primeiro semestre deste ano, a empresa pretende desenvolver e automatizar o que foi desenvolvido. A ideia, de acordo com o gerente, é que o sistema esteja em pleno funcionamento a partir do ano que vem.// SONORA RAFAEL SILVA PINTO//
A movimentação de granéis sólidos para exportação, pelo modal ferroviário, foi de 116 mil e 514 vagões no ano passado. A proporção entre os modais de 20% de vagões para 79% de caminhões em 2018, passou para 22% de vagões para 77% de caminhões no ano passado. (Repórter: Wyllian Soppa)
Rafael afirmou, ainda, que o Porto de Paranaguá é o mais importante, o maior e o mais complexo ponto de escoamento da malha sul operada pela Rumo, que vai do Mato Grosso do Sul, passando pelo Sul de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, até o Rio Grande do Sul. No ano passado, a empresa lançou o desafio para os estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que toparam e propuseram uma solução. No final de 2019, foi feita uma primeira análise do modelo e no primeiro semestre deste ano, a empresa pretende desenvolver e automatizar o que foi desenvolvido. A ideia, de acordo com o gerente, é que o sistema esteja em pleno funcionamento a partir do ano que vem.// SONORA RAFAEL SILVA PINTO//
A movimentação de granéis sólidos para exportação, pelo modal ferroviário, foi de 116 mil e 514 vagões no ano passado. A proporção entre os modais de 20% de vagões para 79% de caminhões em 2018, passou para 22% de vagões para 77% de caminhões no ano passado. (Repórter: Wyllian Soppa)