Corpo de Bombeiros do Paraná envia mais uma equipe a Brumadinho que inclui cão certificado em buscas

12/02/2019
O Paraná enviou, nesta segunda-feira, mais reforços para os trabalhos em Brumadinho, em Minas Gerais, onde houve o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão. Na equipe, a cadela Brida e o condutor, o soldado bombeiro João Carlos Alves, pertencentes ao segundo Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Braco. Brida, uma pastor Malinois, tem um ano e meio de treinamento e, no ano passado, foi certificada nacional e internacionalmente para busca e resgate de pessoas. Também compõem a equipe mais sete bombeiros militares especializados em Busca e Salvamento que atualmente integram o Gost, Grupo de Operações de Socorro Tático. Segundo o comandante da unidade, capitão Daniel Lorenzetto, o envio da cadela atende a necessidade do local onde houve a tragédia.
A equipe chegou a Brumadinho com três viaturas e Equipamentos de Proteção Individual pensados para o terreno a ser explorado. Além dos bombeiros militares, uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas da PM com tripulação, e observadores da Defesa Civil Estadual, foram enviados ao local nas últimas semanas. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, o Paraná possui equipes de ponta altamente qualificadas e com experiência neste tipo de operação, inclusive auxiliando outros estados.
Além do Gost, que já está auxiliando Brumadinho há duas semanas, o coronel Prestes salientou que cada Grupamento do Corpo de Bombeiros conta com pessoal treinado e material específico para complementar e auxiliar o grupo neste tipo de situação. (Repórter: Wyllian Soppa)