Copel prorroga inscrições para aceleração de startups

15/10/2019
O programa de inovação da Copel, o Copel+, está com edital aberto para aceleração de startups com potencial para desenvolver projetos que respondam aos desafios do setor elétrico. As inscrições foram prorrogadas até o dia 28 deste mês e devem ser feitas no site www.copelmais.com. Entre os benefícios, a companhia oferece a possibilidade de acesso a um fundo de pesquisa e desenvolvimento no valor de 10 milhões de reais. A Copel e os parceiros PUC Paraná e Sistema Fiep, vão selecionar três startups que têm soluções inovadoras e com potencial de impacto positivo no mercado. O plano de aceleração acontece com base em uma metodologia exclusiva do Sistema Fiep, dividido em quatro etapas: Arranque, Crescimento, Consolidação e Liberação. As etapas contemplam consultoria por parte das parceiras e entregas por parte das startups, resultando na criação de produtos ou serviços que atendam às demandas do setor elétrico e na avaliação das empresas para graduação com base na matriz BCG para o mercado. A Copel qualifica a startup para estruturar um projeto de pesquisa e auxilia na busca por institutos de ciência e tecnologia interessados em figurar como parceiros tecnológicos do projeto. Durante esse processo, as startups selecionadas também terão a oportunidade de licenciar outras tecnologias e patentes desenvolvidas pela Copel. O programa Copel+ começou em 2017, quando a empresa lançou chamada pública para atrair startups com soluções que agregassem valor aos negócios da companhia. Em troca do desenvolvimento dos projetos, as selecionadas receberam contrapartida financeira, mentoria técnica e infraestrutura. O resultado das selecionadas é divulgado no dia 18 do mês que vem. A etapa de aceleração acontece entre o dia 19 do mês que vem 18 de maio do ano que vem. (Repórter: Priscila Paganotto)