Copel oferta bônus para troca de 25 mil kits de lâmpadas LED

08/10/2021
Vai ter início na próxima quarta-feira, a última etapa do projeto Trocou, Economizou, realizado pela Copel para oferta de bônus na troca de eletrodomésticos, a fim de tornar mais eficiente o uso da energia elétrica nas unidades consumidoras atendidas pela distribuidora. O projeto, que já proporcionou a troca de mais de 21 mil eletrodomésticos, desta vez oferece desconto em um kit com sete lâmpadas LED, vendido exclusivamente para a substituição da mesma quantidade de lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes, que consomem mais energia.
O projeto é executado pela rede varejista Lojas Colombo, vencedora da concorrência promovida pelo Programa de Eficiência Energética da Copel. As lâmpadas vão estar à venda apenas nas lojas físicas da rede, e ficam disponíveis enquanto durar o estoque em cada localidade. Ao todo, são 25 mil kits de lâmpadas disponíveis.
O gerente de Inovação Diego Munhoz, explicou o procedimento para realizar a troca das lâmpadas. //SONORA DIEGO MUNHOZ//
O kit contém cinco lâmpadas de 8 watts e duas lâmpadas de 6 watts e vai ser vendido ao preço de 5 reais em compras limitadas a cinco kits por unidade consumidora. O projeto também tem disponíveis cerca de mil bônus para a troca de aparelhos de ar condicionado antigos, de janela, por um modelo split com capacidade de 9 mil BTUs.
Todos os equipamentos antigos entregues na troca são encaminhados para o descarte ambientalmente correto. O projeto já destinou para reciclagem, 21 mil geladeiras de uma e duas portas, freezers e aparelhos de ar-condicionado, além de 147 mil lâmpadas que acompanharam as vendas, em  kits como estes que agora vão ser vendidos de forma avulsa.

Esta etapa do projeto prevê, ainda, a oferta de um curso online sobre eficiência energética, com noções básicas de gestão do consumo de energia, fontes geradoras e composição tarifária, entre outros tópicos. O curso é gratuito e tem carga horária de 2 horas, com emissão de certificado aos participantes. O conteúdo vai estar disponível a partir desta quarta, no site www.copel.com .
Diego Munhoz explicou que são informações importantes para toda a sociedade, principalmente neste momento de grave estiagem. //SONORA DIEGO MUNHOZ//
O Programa de Eficiência Energética da Copel completou 20 anos de atividades, sob regulação da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. Neste período, mais de 530 milhões de reais foram investidos para a redução dos desperdícios de energia elétrica em todos os municípios atendidos pela distribuidora. O programa realiza chamadas públicas regularmente, e atualmente incentiva projetos que vão beneficiar 11 hospitais, 275 instituições de ensino e 27 mil pontos de iluminação pública, com um consumo de energia mais eficiente. (Repórter: Flávio Rehme)