Copel mostra experiência de cidade inteligente no Smart City Expo Curitiba

21/03/2019
A Copel marca a participação no Smart City Expo Curitiba levando um pouco das cidades inteligentes para dentro da realidade do consumidor. Com um estande que simula as características de uma residência com geração distribuída de energia e apresentando resultados já percebidos com a implantação da primeira cidade 100% inteligente do País, a Companhia antecipa o futuro da energia e mostra os benefícios da integração das redes elétricas e de comunicação das cidades. O projeto apresentado durante o congresso foi o da cidade de Ipiranga, no Sudeste do Estado. Há um ano, a Copel falava das previsões para o projeto que estava implantando no município: a troca de todos os medidores de energia tradicionais por modelos inteligentes, que permitem automatizar a medição do consumo, além de sistemas de reconfiguração de rede e reguladores de tensão automáticos. Tudo fica integrado por sistemas de informação e telecomunicações com potencial para ter outros serviços no futuro, como microgeração distribuída, tecnologias de armazenamento de energia, iluminação pública inteligente e abastecimento de carros elétricos. O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, as cidades do futuro têm reflexo no consumo de energia em casa e na prestação de serviços públicos.// SONORA DANIEL PIMENTEL SLAVIERO//Um dos benefícios do projeto é a medição de consumo, totalmente automática e a distância, além da possibilidade de religar consumidores cortados por inadimplência, por exemplo, em questão de minutos, tempo que era de pelo menos 24 horas. A Copel está começando o mesmo projeto nas cidades de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A compra dos medidores já está sendo licitada e a previsão é de que comecem a ser instalados ainda no segundo semestre deste ano. Para os visitantes da Smart City Expo Curitiba, também é possível vivenciar um pouco dos carros elétricos no estande da Copel, que simula o ambiente de uma residência integrada pelas redes. Com medidores inteligentes e uma estação de recarga de veículos elétricos usada em casas, é possível entender a geração distribuída e a autonomia das residências do futuro. Outra possibilidade é conhecer bem de perto um carro elétrico, que pode, por exemplo, armazenar energia ou até mesmo equilibrar melhor as cargas num sistema de geração compartilhada. O presidente da Copel afirmou, ainda, que o Paraná tem a maior eletrovia do país, ligando Paranaguá a Foz do Iguaçu.// SONORA DANIEL PIMENTEL SLAVIERO//No evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um pacote de medidas para o incentivo à mobilidade elétrica, com projetos que preveem isenção de impostos como IPVA e ICMS a estes veículos. Do lado de fora do pavilhão do Expo Barigui, a Copel instalou um contêiner onde os visitantes podem emprestar bicicletas elétricas. Com o teto forrado por painéis solares, a estrutura é autossuficiente, produzindo a energia que consome e que abastece as bicicletas e os carros elétricos que estão sendo usados no evento. (Repórter: Priscila Paganotto)