Copel anuncia R$ 76 milhões de investimentos em nova subestação de Apucarana

02/04/2024
A Copel vai construir uma nova subestação de energia em Apucarana, no Vale do Ivaí, num investimento de 76 milhões de reais. A unidade beneficia diretamente mais de 14 mil unidades consumidoras do município e de Cambira, além de estabelecer conexões em um anel de alta-tensão, que favorece o sistema de toda a região. O anúncio foi feito durante uma apresentação ao empresariado da indústria e comércio, nesta segunda-feira, na Associação Comercial e Industrial de Apucarana. Anova subestação será construída em um terreno localizado próximo do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I. Ela substitui uma unidade que hoje opera em média tensão, no Jardim Figueira, com capacidade de transformação de 21 megavolt-ampères. A nova estrutura vai operar em 138 mil volts de tensão, com uma capacidade de transformação quatro vezes maior, de 82 MVA. O diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali, explicou o que representa esta obra na prática. // SONORA MAXIMILIANO ANDRES ORFALI //

As obras de ampliação e modernização da infraestrutura elétrica em diversos municípios da região devem receber neste ano 205 milhões e 400 mil reais em investimentos. São recursos destinados à construção de subestações e linhas de distribuição, ampliação de unidades existentes, implantação de novas redes e aportes nos principais programas da companhia. Além da nova subestação de Apucarana, as obras de expansões vão pelo menos dobrar a capacidade em outras 13 subestações. Se destaca a subestação Faxinal, cuja obra de ampliação absorveu cerca de 18 milhões de reais e deve ser concluída ainda neste primeiro semestre. Mauá da Serra possui outra obra importante prevista, com a instalação de um novo transformador no segundo semestre. A disponibilidade de energia para o município aumenta 60%, fruto de um investimento de um milhão e 500 mil reais. No campo, o Programa Paraná Trifásico segue com obras para tornar mais robusta a infraestrutura de distribuição. Na região do Vale do Ivaí, o Programa aplica 23 milhões de reais  até o final do ano: são 676 quilômetros de redes já construídas pelo programa, e outros 67 de obras em execução. (Repórter: Gustavo Vaz)