Copel antecipa obras e vai entregar cinco novas subestações em 2024

02/07/2024
Com a execução de obras em todo o Paraná, a Copel terminou o primeiro semestre de 2024 com investimentos que fortalecem a infraestrutura elétrica de todas as regiões do Estado. Nos últimos seis meses, a Companhia concluiu a construção de uma nova subestação, em Francisco Beltrão, e a ampliação de outras cinco, construiu mais de 2 mil e 400 km de redes rurais pelo programa Paraná Trifásico e instalou 194 mil medidores por meio do Rede Elétrica Inteligente. Dois projetos, inicialmente previstos para 2025, serão concluídos até o final de 2024: as subestações Barão de Capanema, no Sudoeste, e Piraí do Sul, no Centro-Sul. Em Capanema, 75% das obras estão finalizadas, com investimentos de quase 60 milhões de reais, enquanto em Piraí do Sul, 94% das obras foram concluídas, com um aporte de mais de 44 milhões de reais. A Copel concluiu em maio a nova subestação Petrópolis, em Francisco Beltrão, com investimento de cerca de 39 milhões de reais, duplicando a capacidade de distribuição de energia do município. A companhia está construindo 20 novas subestações no Paraná, cinco delas previstas para 2024. Além de Francisco Beltrão, serão inauguradas este ano as subestações Morangueira, em Maringá, e São Miguel do Iguaçu, ambas operando em 138 mil volts, com investimentos de 44 e 33 milhões de reais, respectivamente. A Copel ainda está avançando na ampliação de subestações em todo o Paraná. No primeiro semestre de 2024, foram duplicadas as capacidades de energia em cinco subestações: São Cristóvão em Cascavel, Semíramis em Londrina, Jardim Alvorada em Maringá, Chopinzinho, e Ampére. Até o final do ano, outras 16 unidades serão ampliadas, incluindo sete subestações de 138 mil volts e nove de 34,5 mil volts. As obras de ampliação das subestações Londrina, Pinheiros em Cascavel, Francisco Beltrão, Apucarana, e Maringá foram antecipadas para serem concluídas ainda em 2024. A Copel terminou o primeiro semestre de 2024 com grandes avanços na infraestrutura elétrica do Paraná. Entre janeiro e junho, a companhia finalizou duas novas linhas de distribuição para conectar subestações em Francisco Beltrão, Curitiba-Norte e Tunas do Paraná. Outras duas linhas foram concluídas entre Irati e Irati Norte e entre Barão de Capanema, Capitão Leônidas Marques e Realeza. Até o final do ano, mais cinco linhas serão entregues. Outros programas da Copel, como o Paraná Trifásico, que já construiu mais de 17 mil e 400 km de redes trifásicas, e o Rede Elétrica Inteligente, que instalou 809 mil medidores inteligentes, estão disponíveis no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)