Convênio entre Governo do Estado e prefeitura permite a melhoria do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana

19/07/2019
O Governo do Paraná formalizou, nesta sexta-feira, um convênio com a Prefeitura de Curitiba para manter o preço da tarifa e fazer melhorias no transporte coletivo da Capital e da Região Metropolitana. O documento foi assinado pelo governador em exercício, Darci Piana, e pelo prefeito Rafael Greca, prevendo o repasse de 40 milhões de reais para subsidiar a integração do transporte público metropolitano. Além de contribuir para que o valor da passagem de ônibus permaneça em 4 reais e 50 centavos, valor abaixo da tarifa técnica, que é de 4 reais e 79 centavos, o convênio também prevê a implantação de novas faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e novas integrações no transporte coletivo metropolitano. Darci Piana ressaltou que o convênio demonstra o diálogo e o relacionamento estreito do Governo do Estado com a prefeitura de Curitiba.// SONORA DARCI PIANA//O prefeito Rafael Greca destacou que a integração oferece mais qualidade de vida para os moradores de Curitiba e dos nove municípios vizinhos.// SONORA RAFAEL GRECA//O recurso repassado para Curitiba faz parte de um investimento de 150 milhões de reais, anunciados em fevereiro deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em subsídio e obras para o transporte público da capital e de todos os municípios da Região Metropolitana. De acordo com o presidente da Comec, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos, o subsídio do Governo do Estado também permite a ampliação das linhas de ônibus.// SONORA GILSON SANTOS//O convênio firmado prevê seis novas faixas exclusivas para os ônibus na Capital, que devem ser implantadas em um prazo de até seis meses. As faixas vão atender cerca de 50 linhas nas ruas João Negrão, Alfredo Bufren, Marechal Deodoro, Emiliano Perneta, Amintas de Barros e Imaculada Conceição. De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia, a implantação das faixas exclusivas garante um ganho de tempo no deslocamento dos ônibus e uma economia de 145 mil reais por ano em cada linha que circula pelo local.// SONORA OGENY PEDRO MAIA//Também está prevista a implantação de uma linha alimentadora para ligar a Vila Tupy, em Araucária, até o terminal do Pinheirinho, em Curitiba. O atendimento ao bairro foi descontinuado em 2017 pelo município, afetando cerca de 25 mil moradores. Com a retomada da linha, os usuários que querem ir até Curitiba não precisam mais se dirigir até o centro de Araucária para fazer a integração. A Comec e a Urbs preveem que a linha comece a apurar já no mês que vem. O convênio prevê, ainda, no mês que vem, a integração entre os terminais de Pinhais e Centenário, em Curitiba, com a ampliação da linha Jardim Iraí, que vai passar a se chamar Pinhais/Centenário. Com esta alteração, o atendimento ao bairro Weissópolis, em Pinhais, será feito pela linha Weissópolis, que vai ser ampliada e vai passar a operar de forma circular. (Repórter: Priscila Paganotto)