Controle de qualidade e 600 mil análises/mês garantem a potabilidade da água da Sanepar

21/02/2025
Em alguns sistemas, especialmente em função de manobras operacionais necessárias para manter a regularidade do abastecimento para a população nos dias de temperatura elevada, pode ocorrer maior incidência de água saindo da torneira um pouco esbranquiçada, o que não deve ser motivo de preocupação para os clientes. A água da Sanepar é fornecida após rígidas análises dos padrões em todos os 345 municípios atendidos. A Companhia segue padrões nacionais e internacionais de potabilidade, estabelecidos tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela OMS. Para assegurar essa qualidade, mensalmente são realizadas mais de 600 mil análises da água, desde a captação, passando pela saída das estações de tratamento e também nas redes de distribuição. A Sanepar faz ainda, anualmente, cerca de sete milhões e 500 mil análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, ainda dentro das estações e nos quatro grandes laboratórios centrais. Outro aspecto fundamental é a limpeza regular, a cada seis meses, da caixa-d’água do imóvel, para manter a qualidade da água entregue pela Sanepar e evitar alterações nas características. Com o esvaziamento da caixa, é possível que resíduos acumulados no equipamento também cheguem às torneiras. Uma pesquisa recente encomendada pela Sanepar verificou que, no último ano, um terço dos imóveis não fez a limpeza da caixa-d’água. A recomendação é para que isso seja feito a cada seis meses. Pode acontecer de, na retomada do abastecimento após as manobras, haver situações pontuais de coloração na água devido ao desprendimento de partículas de ferro e manganês da tubulação durante o procedimento de repressurização. Esta água, embora com alteração visual, continua potável. No entanto, caso isso ocorra, os clientes devem entrar em contato diretamente com a Sanepar por meio de um dos canais de atendimento e formalizar a solicitação para que o caso seja verificado. (Repórter: Gustavo Vaz)