Controladoria-Geral do Estado reforça trabalho contra corrupção durante a pandemia
07/07/2020
O trabalho remoto adotado por boa parte dos servidores estaduais estimulou a Controladoria-Geral do Estado a reforçar o trabalho de combate à corrupção. A partir desta quarta-feira, todos os servidores do Estado recebem informações sobre como denunciar atos suspeitos de ilegalidade, com base no Programa de Integridade e Compliance do Governo do Paraná. Para o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, o reforço nas diretrizes do programa é importante para mostrar ao servidor que ele tem apoio no caso de denúncias comprovadas.// SONORA RAUL SIQUEIRA.//
Raul Siqueira se reuniu em videoconferência com agentes de compliance para ouvir as observações e intensificar o trabalho de combate à corrupção. Ele reforçou que o servidor tem que confiar no agente, e o agente sabe que tem a Controladoria para lhe dar apoio e segurança. Com esse objetivo, é possível garantir o anonimato e o sigilo da denúncia. O Programa de Integridade e Compliance do Governo do Paraná começou a ser implantado em 13 órgãos e entidades. Todos contam com um agente de compliance, vinculado à Coordenadoria de Integridade e Compliance da CGE. De acordo com o coordenador, Murillo Santos, a pandemia não interrompeu o trabalho.// SONORA MURILLO SANTOS.//
A campanha iniciada pela CGE inclui fixação de cartazes em órgãos que mantêm trabalho presencial, envio de e-mails com os canais de denúncia e divulgação em redes sociais. No material são divulgados quatro canais que o servidor tem à disposição para reportar atos em desconformidade com a legislação vigente e contra princípios éticos. O primeiro canal é da Ouvidoria, que também atende a população. A Coordenadoria de Ouvidoria atende pelo 0800-041-1113, pelo Whatsapp 3883-4014 ou pela página eletrônica da CGE. Basta acessar o item Ouvidoria e escolher registrar solicitação. O usuário pode optar por denúncia anônima ou sigilosa. Os outros canais são exclusivos para os servidores. Eles podem procurar o Núcleo de Integridade e Compliance dos órgãos, depositar a denúncia nas urnas físicas instaladas nos locais de trabalho ou usar a urna eletrônica, disponível no site da CGE, na aba Compliance. (Repórter: Amanda Laynes)
Raul Siqueira se reuniu em videoconferência com agentes de compliance para ouvir as observações e intensificar o trabalho de combate à corrupção. Ele reforçou que o servidor tem que confiar no agente, e o agente sabe que tem a Controladoria para lhe dar apoio e segurança. Com esse objetivo, é possível garantir o anonimato e o sigilo da denúncia. O Programa de Integridade e Compliance do Governo do Paraná começou a ser implantado em 13 órgãos e entidades. Todos contam com um agente de compliance, vinculado à Coordenadoria de Integridade e Compliance da CGE. De acordo com o coordenador, Murillo Santos, a pandemia não interrompeu o trabalho.// SONORA MURILLO SANTOS.//
A campanha iniciada pela CGE inclui fixação de cartazes em órgãos que mantêm trabalho presencial, envio de e-mails com os canais de denúncia e divulgação em redes sociais. No material são divulgados quatro canais que o servidor tem à disposição para reportar atos em desconformidade com a legislação vigente e contra princípios éticos. O primeiro canal é da Ouvidoria, que também atende a população. A Coordenadoria de Ouvidoria atende pelo 0800-041-1113, pelo Whatsapp 3883-4014 ou pela página eletrônica da CGE. Basta acessar o item Ouvidoria e escolher registrar solicitação. O usuário pode optar por denúncia anônima ou sigilosa. Os outros canais são exclusivos para os servidores. Eles podem procurar o Núcleo de Integridade e Compliance dos órgãos, depositar a denúncia nas urnas físicas instaladas nos locais de trabalho ou usar a urna eletrônica, disponível no site da CGE, na aba Compliance. (Repórter: Amanda Laynes)