Controladoria-Geral do Estado lança campanha sobre ética no serviço público

04/11/2019
A Controladoria-Geral do Estado, CGE, lançou uma campanha interna em homenagem ao aniversário de 6 anos do órgão, lembrado em 30 de outubro. Nos espelhos de elevadores e banheiros, dos palácios Iguaçu e das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba, foram colocados adesivos que reforçam a responsabilidade dos atos dos servidores. Os adesivos contêm o texto “Você é reflexo de suas atitudes” e buscam ressaltar que a imagem do servidor vai além da aparência e é construída pelas atitudes. A iniciativa é da Coordenadoria de Compliance, que identifica rotinas e condutas que possam facilitar a corrupção no serviço público, para então combatê-las com o procedimento adequado. A coordenadora de Compliance, Marilis Molinari, explicou que a campanha é de conscientização. // SONORA MARILIS MOLINARI //
O Compliance já começou a ser implantado em dez órgãos estaduais. Servidores foram entrevistados para que identificassem possíveis vulnerabilidades à corrupção no respectivo setor. Vai ser elaborado o Plano de Integridade para cada órgão. As manifestações dos servidores são anônimas, para que eles se sintam à vontade para registrar uma denúncia ou expor um procedimento que pode ser alvo de corrupção ativa ou passiva. Para alcançar todos os servidores, a CGE diversificou os canais de contato com a Coordenadoria de Compliance. O contato pode ser feito pelo site www.cge.pr.gov.br, nas opções Ouvidoria e Denuncie a Corrupção. (Repórter: Rodrigo Arend)