Contorno de Ponta Grossa vai integrar pacote de concessões do Estado

23/10/2019
O Governo do Estado confirmou nesta quarta-feira, durante a instalação da sede do Executivo em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que o município será beneficiado com a construção do contorno Norte. A obra vai desviar o tráfego pesado da BR-373, que corta a cidade e é um dos principais pontos de violência no trânsito paranaense. O anúncio do governador foi feito durante entrevista coletiva no Centro de Eventos de Ponta Grossa, logo após o ato de instalação do governo. A obra, como afirmou o governador, fará parte do novo pacote de concessões de rodovias do Estado.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O novo pacote de concessões aumenta o anel de integração de 2 mil e 500 para 4 mil e 100 quilômetros de rodovias concedidas. A obra do contorno Norte de Ponta Grossa estava prevista no contrato inicial de concessão firmado pelo Governo do Estado em 1997, mas não foi realizada. Segundo o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, já está tudo acertado com o Governo Federal.// SONORA SANDRO ALEX.//
O contorno terá extensão de quase 13 quilômetros. De acordo com a concessionária Rodonorte, que administra atualmente o trecho, hoje o valor estimado dessa obra é de quase 312 milhões de reais. Mas ainda antes disso, o trecho urbano da BR-373 em Ponta Grossa receberá duas intervenções importantes dentro do acordo de leniência firmado pela Concessionária CCR-Rodonorte e o Ministério Público Federal. Serão construídas duas passagens de nível na avenida Souza Naves. O governador Ratinho Junior informou que a escolha deste projeto, assim como os demais que integram o pacote de obras a serem realizadas dentro do acordo de leniência, teve caráter técnico e levou em consideração a segurança de usuários e pedestres, fluxo de veículos e mobilidade. Entre as prioridades estão trechos com alto índice de mortes por atropelamento. Em fevereiro deste ano houve concordância do Governo Federal para a realização de uma nova licitação do Anel de Integração.
O leilão vai ocorrer na Bolsa de Valores de São Paulo. Ainda nesta terça-feira, o governador se reuniu com a equipe de governo na Feira Paraná, em Ponta Grossa. Foram discutidos temas como a reunião de prefeitos, na próxima semana em Foz do Iguaçu e a concessão do parque Vila Velha. Na reunião, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul firmou contratos de financiamento com três empresas do município: a RBK assinou um contrato de um milhão e 200 mil reais para aquisição de um equipamento fotovoltaico; a indústria de fertilizantes Agrocete fez um financiamento de 2 milhões e 400 mil reais e a Charles Danielli Transportes financiou 500 mil reais. (Repórter: Amanda Laynes)