Contorno de Francisco Beltrão facilita conexões rodoviárias no Sudoeste
22/07/2020
Uma montanha dará lugar a uma nova rodovia em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Esse é o conceito da conexão entre a PR-180 e a PR-483, o chamado Contorno Noroeste, novo eixo de ligação com mais de 5 quilômetros de extensão e investimentos na casa de 50 milhões de reais, sendo 30 milhões e 600 mil apenas com terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e segurança viária. Os desafios da obra, que facilita o trânsito regional com Cascavel e Dois Vizinhos/Quedas do Iguaçu, retomada em fevereiro deste ano, são imensos. Ao todo serão cinco viadutos e uma ponte sobre o Rio Santa Rosa com recursos adicionais de 7 milhões e 200 mil reais, além das cerca de 35 desapropriações de terras, com 12 milhões de reais de investimento, porque a rodovia está sendo implementada a partir de uma conexão habitada. Cerca de 80 funcionários operam 15 máquinas e caminhões ao mesmo tempo e, nesse ritmo, as obras no solo atingiram 40% no começo de julho e o desenho final alcançou 20%, com previsão de conclusão para agosto de 2021. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o contorno vai reforçar a ligação do Sudoeste e de Francisco Beltrão, um dos polos regionais, com Cascavel. Ratinho Junior reforça a importância de investir na infraestrutura das regiões.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Segundo o prefeito Cleber Fontana, a expectativa é de que o Contorno de Francisco Beltrão represente para o município os mesmos ganhos da estruturação viária dos anos 2000, que permitiu a construção de hospitais fora do eixo central. O projeto executivo aponta que pelo menos seis mil veículos devem transitar por dia nesse trecho após a inauguração.// SONORA CLEBER FONTANA.//
Estão em andamento atualmente as escavações dos dois viadutos das rodovias, instalação dos sistemas de drenagem e o desmonte de grandes paredões de pedra, com perfuração, explosão e retirada desses fragmentos para compor a base do pavimento nas áreas com solo mais úmido. As obras ao lado da PR-180, onde transitam cerca de cinco mil veículos por dia, estão na fase de perfuração das rochas para início da construção da trincheira que dará acesso a uma rua urbana já existente, a Estrada Para Rio Pedreirinho, e a um loteamento de casas. Nesse trecho a rodovia já foi alargada para alcançar o tamanho final. Nessa ligação haverá outro viaduto para conectar ao loteamento e vias marginais, o que dará segurança aos moradores mesmo com a projeção de trânsito intenso no Contorno. As obras ficaram paralisadas ao longo de 2019 em função de entraves burocráticos e foram retomadas com fôlego neste ano, com previsão de entrega em 2021. Segundo Fernando Furiatti, diretor-geral do DER-PR, a retomada das escavações no Contorno Noroeste em Francisco Beltrão era uma das prioridades no início de 2020.// SONORA FERNANDO FURIATTI.//
O Paraná terá outros quatro contornos rodoviários nos próximos meses. Estão em obras o Contorno Noroeste de Pato Branco e o Contorno de Palotina, e em estágios anteriores o Contorno Norte de Castro e o de Arapongas. (Repórter: Amanda Laynes)
Segundo o prefeito Cleber Fontana, a expectativa é de que o Contorno de Francisco Beltrão represente para o município os mesmos ganhos da estruturação viária dos anos 2000, que permitiu a construção de hospitais fora do eixo central. O projeto executivo aponta que pelo menos seis mil veículos devem transitar por dia nesse trecho após a inauguração.// SONORA CLEBER FONTANA.//
Estão em andamento atualmente as escavações dos dois viadutos das rodovias, instalação dos sistemas de drenagem e o desmonte de grandes paredões de pedra, com perfuração, explosão e retirada desses fragmentos para compor a base do pavimento nas áreas com solo mais úmido. As obras ao lado da PR-180, onde transitam cerca de cinco mil veículos por dia, estão na fase de perfuração das rochas para início da construção da trincheira que dará acesso a uma rua urbana já existente, a Estrada Para Rio Pedreirinho, e a um loteamento de casas. Nesse trecho a rodovia já foi alargada para alcançar o tamanho final. Nessa ligação haverá outro viaduto para conectar ao loteamento e vias marginais, o que dará segurança aos moradores mesmo com a projeção de trânsito intenso no Contorno. As obras ficaram paralisadas ao longo de 2019 em função de entraves burocráticos e foram retomadas com fôlego neste ano, com previsão de entrega em 2021. Segundo Fernando Furiatti, diretor-geral do DER-PR, a retomada das escavações no Contorno Noroeste em Francisco Beltrão era uma das prioridades no início de 2020.// SONORA FERNANDO FURIATTI.//
O Paraná terá outros quatro contornos rodoviários nos próximos meses. Estão em obras o Contorno Noroeste de Pato Branco e o Contorno de Palotina, e em estágios anteriores o Contorno Norte de Castro e o de Arapongas. (Repórter: Amanda Laynes)