Contingência ao coronavírus mostra eficácia no Porto de Paranaguá

08/05/2020
Nos primeiros 40 dias de atuação, a Operação de Contingência à Covid-19, realizada pela empresa pública Portos do Paraná, contabilizou mais de 195 mil aferições de temperatura de trabalhadores e caminhoneiros. A mobilização acontece no Pátio de Triagem ou no Porto de Paranaguá. São quase quatro mil e 900 por dia, num esforço concentrado para evitar a presença do novo coronavírus no ambiente portuário. Essa é uma das ações que, junto com as medidas de higiene e limpeza e das campanhas internas de conscientização, faz com que a atividade essencial desenvolvida pela empresa Portos do Paraná se mantenha plena e até bata recordes sem ser afetada pela pandemia segundo o presidente Luiz Fernando Garcia.
Ele explicou que os resultados comprovam o esforço que a empresa teve no zelo pela saúde e controle dos trabalhadores que circulam pelo porto.
Os protocolos foram estabelecidos desde antes da decretação da pandemia, com atenção na chegada de tripulação estrangeira, aumento das campanhas internas e também a limpeza e higienização dos pontos de acesso dos trabalhadores portuários.
De acordo com os dados apurados pela Seção de Segurança e Medicina do Trabalho da Portos do Paraná, foram 79.668 aferições no Pátio de Triagem e 115.965 na Faixa Portuária. O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, disse que estas medidas garantem a segurança de trabalhadores e da população local.
Santana informa que apenas 0,002% das quase 196 mil pessoas atendidas de 25 de março a 4 de maio precisaram ser encaminhadas para investigação.
Para conhecer as medidas tomadas nos terminais do Litoral do Estado, no combate à Covid-19, acesse portosdoparana.pr.gov.br. As ações em âmbito estadual estão disponíveis em coronavirus.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)