Confira as ações dos últimos 15 dias para combate ao coronavírus no Paraná

02/05/2020
Os últimos 15 dias foram marcados por novas decisões importantes do Governo do Estado para o combate ao coronavírus. Duas leis assinadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior impõem obrigatoriedade ao uso de máscaras em locais públicos e impedem o corte de fornecimento de luz, água e gás para as famílias mais humildes.
Na área da saúde, foi criada a Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19 e ampliada a capacidade de testes RT-PCR na rede estadual em 830%. Os quatro hospitais universitários ganharam novos leitos de UTI e de enfermaria.
Na área econômica, foi instituído um Grupo de Trabalho para Coordenação de Ações Estruturantes e Estratégicas para Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do Estado do Paraná para analisar as ações pós-pandemia. Entre as iniciativas já mapeadas estão o selo “made in Paraná”, estímulo aos Arranjos Produtivos Locais e incentivo à geração de emprego a partir da execução de obras públicas e privadas.
O Governo do Paraná congelou por 60 dias as tarifas cobradas pelos serviços regulados no Estado.
O governador determinou que a retomada de serviços considerados não essenciais deverá passar pela validação da Secretaria de Estado da Saúde.
Ratinho Junior também autorizou a postergação, por 90 dias, dos descontos em folha de pagamento dos empréstimos consignados..
As compras e contratações emergenciais que o Estado está realizando para o enfrentamento da Covid-19 tem agora um fórum específico para agilizar e assegurar transparência, é o Conselho Estadual de Contratações Emergenciais de Saúde Pública Decorrente do Surto do Coronavírus.
A partir desta segunda-feira, a Secretaria da Educação vai disponibilizar canais de TV para retransmitir as videoaulas do Ensino Fundamental 1 para as redes municipais.
Os 660 bolsistas contratados pelo Governo do Estado já estão ajudando a mudar o comportamento da população.
O Telemedicina Paraná já completou dois mil, trezentos e noventa e cinco atendimentos.
Cinquenta startups já foram selecionadas para participar do programa Startup Evolution, que prestará consultorias para as pequenas empresas afetadas pela crise do novo coronavírus.
A estrutura da segurança pública do Paraná recebeu 119 novas viaturas.
A Sanepar intensificou o trabalho de desinfecção dos locais de maior risco de contágio do novo coronavírus.
Nos últimos 15 dias ocorreu a terceira etapa da entrega dos kits de merenda para alunos beneficiários do Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade. O informe completo das ações do Governo do Paraná, pode ser conferido no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias . (Repórter: Flávio Rehme)